Festival Histórico Vila Real de Santo António Setecentista chega em maio

10:51 - 03/03/2023 VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO
Novo evento âncora integra recriações históricas, cortejos, espetáculos e animação. Nos dias 12, 13 e 14 de maio, todos os caminhos vão dar a VRSA

O município de Vila Real de Santo António apresentou, esta quinta-feira, na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), o Festival Histórico Vila Real de Santo António Setecentista.

Este é um novo evento âncora, promovido pela autarquia vila-realense, que pretende retratar a vida quotidiana da vila, no século XVIII, e destacar a sua importância histórica, cultural e social.

A iniciativa irá decorrer no fim de semana de 12, 13 (feriado municipal) e 14 de maio de 2023 e destina-se a assinalar o 247º aniversário da fundação de Vila Real de Santo António. Inaugura também a contagem decrescente das celebrações dos seus dois séculos e meio de história.

Desde as recriações históricas, passando pelos cortejos, espetáculos e animações e terminando nos mercados e banquetes, não vão faltar motivos para visitar a cidade e o seu centro histórico e ficar a conhecer todas as personagens de época.

Com entrada livre, serão três dias num ambiente e cenário únicos, constituídos pelo traçado urbano da zona histórica e pela imponência da Praça Marquês de Pombal.

De acordo com Conceição Pires, vereadora da Câmara Municipal de VRSA com o pelouro da cultura e educação, o Festival Histórico Vila Real de Santo António Setecentista «pretende constituir-se como uma referência cultural e guiar-se pelo rigor histórico, dando relevo ao importante legado cultural, histórico e arquitetónico da vila fundada entre 1774 e 1776 por expressa vontade do Marquês de Pombal».

 

Recriações de época e animação marcam evento

Durante todos os dias do evento não faltará animação, teatralizações que retratam episódios da história de Vila Real de Santo António, em transversalidade com a História de Portugal, recriações, mercados e espetáculos com muita luz e cor.

Propõem-se ainda animações teatro-circenses, com diversos ambientes cénicos, retratando episódios históricos ou cenas da vida quotidiana.

Disso serão exemplo o cortejo histórico pelas ruas do Centro Histórico, a encenação do desembarque dos piratas e do julgamento dos saltimbancos, a dramatização de um auto de fé, ou a recriação do aniversário do Marquês.

Durante o festival, serão realizados malabares de fogo, assim como espetáculos interativos com o público (jogos, luta de cena, esgrima artística, entre outros).

No mercado, decorrerão, em permanência, várias atividades lúdicas tais como música e dança, canto, malabarismo e acrobacia, jogos de destreza, falcoaria, treino de armas, entre outras atrações.

Um grandioso baile de máscaras, em homenagem a D. José I, no melhor estilo de carnaval veneziano, com aula de etiqueta e dança da época remata o programa.