Foto A Voz do Algarve | D.R.
Portugal continental sob aviso amarelo devido ao tempo frio

09:28 - 28/02/2023 ATUALIDADE
Dezassete dos 18 distritos de Portugal continental estão a partir de hoje e até quinta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de tempo frio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os distritos de Bragança, Viseu, Évora, Porto, Guarda, Vila Real, Setúbal, Santarém, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra, Portalegre e Braga vão estar sob aviso até às 10:00 de quinta-feira devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima.

O IPMA emitiu também aviso amarelo para os distritos do Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga entre as 12:00 e as 21:00 de hoje por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 4 a 4,5 metros.

Também a Costa Norte da Madeira e a ilha do Porto Santo vão estar sob aviso amarelo até às 12:00 de hoje devido à agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 4 a 4,5 metros.

O aviso amarelo, o menos grave, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje no continente tempo frio com céu pouco nublado ou limpo e vento fraco a moderado do quadrante leste, rodando para o quadrante norte a partir da tarde, e sendo por vezes forte nas terras altas.

A previsão aponta ainda para formação de geada, em especial no interior Norte e Centro, acentuado arrefecimento noturno e pequena descida de temperatura, sendo mais significativa da mínima.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os -3 graus Celsius (em Bragança) e os 11 (em Faro) e as máximas entre os 10 graus (na Guarda) e os 20 (em Faro).

Para o arquipélago da Madeira estão previstos períodos de céu muito nublado, diminuindo temporariamente de nebulosidade no início da tarde, aguaceiros em geral fracos, mais prováveis nas vertentes norte e terras altas até ao início da manhã, vento fraco a moderado e pequena descida das temperaturas.

No Funchal as temperaturas vão variar entre os 13 e os 20 graus e no Porto Santo entre os 13 e os 18 graus.

O IPMA colocou também sob aviso laranja as ilhas do Corvo e Flores devido à agitação marítima e ao vento, e São Miguel e Santa Maria devido à precipitação, resultante da depressão Kamiel.