Porto de Sines recebe Fórum Portugal Export

09:30 - 23/11/2022 ALENTEJO
O Porto de Sines recebeu a sessão inaugural do Fórum Portugal Export, um evento organizado pelo Brasil Export que reuniu os líderes dos setores da logística e infraestruturas de transportes de Portugal e Brasil.

José Luís Cacho, Presidente do Conselho de Administração da APS, abriu a sessão realçando a importância desta iniciativa no reforço da relação de Portugal com o Brasil. Seguidamente, os participantes assistiram a uma Palestra da Associação dos Terminais do Corredor de Exportação do Paranaguá (ATEXP) e a dois seminários dedicados ao tema “Agronegócio brasileiro e a sinergia com Portugal”, e outro sobre “Boas práticas na gestão de portos e terminais brasileiros e portugueses”.

Este encontro contou com a presença de Mário Povia, Secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, e do Secretário de Estado das Infraestruturas do Governo Português, Hugo Santos Mendes, que encerrou a sessão da manhã com um discurso por meios telemáticos, saudando a iniciativa e evidenciando os “laços históricos, culturais, de identidade, tradições” partilhados entre Portugal e o Brasil, relacionamento este que tem no setor portuário “um exemplo paradigmático”. Hugo Mendes destacou ainda a importância desta iniciativa para a criação de “sinergias que reforcem o papel de Portugal como porta de entrada privilegiada das exportações brasileiras na Europa”.

Acompanhados por representantes das Concessionárias do Terminal Multiusos (PortSines) e do Terminal de Contentores (PSA Sines), a comitiva teve ainda a oportunidade de visitar os terminais e, in loco, visualizar os projetos e obras de expansão que estão a decorrer e os que estão em vista num futuro próximo.

A sessão contou ainda com a assinatura de um protocolo de cooperação entre a Associação dos Portos de Portugal (APP) e a Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias (ABEPH), cujo âmbito se foca no reforço do relacionamento institucional e comercial, no seio dos portos da Lusofonia.

O Brasil Export é um Fórum permanente, multissetorial, agregador e organiza dinâmicas para promoção do diálogo entre os diferentes agentes envolvidos com as operações portuárias, de logística e infraestruturas.

O Brasil Export e os seus organismos regionais contam com mais de 250 conselheiros, profissionais qualificados e que atuam no setor privado, em entidades representativas e no poder público. Entre as suas atividades, destacam-se a promoção de encontros presenciais e online para debater questões pertinentes para a área, a realização de missões internacionais e a criação de conselhos voltados para maior inclusão das mulheres no setor e para destacar ações relevantes relacionadas a meio ambiente, ao social e à governança.