O Grupo AEPEA Portugal integra a Association Européenne de Psychopathologie de l Enfant et de l Adolescent (AEPEA) desde 2013, enquanto seção nacional.
Resulta de um protocolo de colaboração, inicialmente, entre três associações nacionais, Associação de Apoio à Clínica do Parque – Arterapias, Associação Portuguesa para a Saúde Mental da Primeira Infância – Ser Bebé e Associação Portuguesa de Psicomotricidade.
Tem como missão promover conhecimentos e boas práticas no âmbito da Saúde Mental Infantil e Juvenil, potenciando sinergias e promovendo o intercâmbio entre parceiros da comunidade que se revelem uma mais-valia para a população a quem as suas ações se destinam.
Acreditando na cooperação e intervenção interdisciplinares como metodologia de trabalho, o Grupo AEPEA Portugal, inicialmente ainda na sua forma embrionária, tem vindo a desenvolver vários projetos na área da formação e da investigação. Assim, organizou três Colóquios, no âmbito da saúde mental infanto-juvenil: “Entre a Hiperatividade e as Perturbações do Comportamento”, 6 de fevereiro de 2010, com Bernard Golse; “Vinculação, Parentalidade e Aliança Terapêutica”, 26 de outubro de 2011, com Nicole Guedeney; “Continuidades e Separações: do bebé ao adolescente”, 21 de fevereiro de 2014, com Bernard Golse e Alain Braconnier.
Em 2010 fez-se representar pela Associação de Apoio à Clínica do Parque – Arterapias no primeiro Seminário Europeu de Investigação em Psicopatologia da Criança e do Adolescente, que decorreu em Paris com o patrocínio da Association Européenne de Psychopathologie de l’Enfant et de l’Adolescent (AEPEA).Em 2020 a secção portuguesa da AEPEA reorganizou-se, propondo-se relançar a dinâmica outrora implementada, fazendo face a novos desafios. Nesta nova etapa a Associação de Apoio à Saúde Mental Infantil e Juvenil - Sigmamente juntou-se a este grupo.
Num mundo em permanente mudança, novas perguntas para velhas questões continuam a desafiar pais, educadores, profissionais de saúde, sistema social, e outros interessados pela saúde mental e pelo bem-estar dos mais novos. As expressões do género e da sexualidade, a globalização e os fenómenos migratórios, a relação com os ecrãs e o impacto da realidade virtual, são temas que estão na ordem do dia cuja tradução ao nível da identidade e da cultura deve ser matéria de discussão e reflexão.
O grupo AEPEA Portugal propõe-se contribuir para este debate lançando um ciclo de três Jornadas, subordinado ao tema geral “Percursos Identitários”. Assim, teremos ainda este ano umas primeiras Jornadas, versando sobre “Identidades e Género”, seguindo-se mais duas, “Identidades e Multiculturalidade” e “Identidades e Mundo Virtual”.
Numa lógica de descentralização, o Grupo AEPEA Portugal tem o prazer de anunciar a realização das suas primeiras Jornadas, 02 e 03 de dezembro 2022, em Loulé, organizadas pela associação local Associação de Apoio à Saúde Mental Infantil e Juvenil - SigmaMente em parceria com a Câmara Municipal de Loulé.
O tema destas Jornadas “Identidades e Género” versa as questões das identidades associadas ao género e à sexualidade. A abordagem ao tema pretende representar várias perspetivas – teóricas, clínicas, educativas – mas, sobretudo, promover a literacia e abrir o debate às suas várias narrativas e vivências. Neste sentido, contamos com oradores que nos trazem o olhar do ponto de vista da psicanálise, do corpo, da família, da escola, da cultura.
Pretende-se abrir o debate e cativar um público vasto, cujo denominador comum seja o interesse pela saúde mental das crianças e jovens.