Cineteatro Louletano | CORTES DE JÚPITER de Gil Vicente

15:46 - 20/10/2022 LOULÉ
O espetáculo CORTES DE JÚPITER de Gil Vicente, a propósito dos 500 anos, estará no Cineteatro Louletano a 28 e 29 de Outubro.

Uma encenação e adaptação dramatúrgica de Ricardo Neves-Neves, Composição de música nova do compositor e pianista Filipe Raposo, com a participação do ensemble La Nave Va e direção musical de António Carrilho. Participa ainda o Alma Ensemble, com coordenação vocal de Filipa Palhares. 

Sinopse das Cortes de Júpiter

Garcia de Resende, testemunha presencial da representação das Cortes de Júpiter, avança com o dia 4 de agosto de 1521, domingo, como a data de apresentação da obra na corte de D. Manuel I.

Trata-se de uma tragicomédia idealizada para o casamento e partida da Infanta D. Beatriz para Sabóia, à razão do seu casamento com o duque daquela cidade.
Nesta obra vicentina, a última a ser apresentada ainda em vida de «o venturoso», que faleceria no mesmo ano, a Providência, incumbida por Deus, ordena a Júpiter, rei dos elementos, que faça concertar bons planetas e signos para a viagem ao longo do Atlântico, pelo estreito de Gibraltar e Mediterrâneo, até Sabóia.

O mar, os ventos, o Sol (Febo) e a Lua (Diana) são informados da empreitada.

Os diferentes elementos da Corte, que partiram num pomposo cortejo encabeçado pelo próprio Rei, seguido pela Rainha, o Príncipe e os Infantes, em direção à Sé e, de lá, para a casa da Rainha viúva, D. Leonor, para dela se despedirem, acompanham a frota de D. Beatriz até à foz do Tejo, nadando, metamorfoseados em peixes, umas vinte léguas, até ouvirem do mar alto o canto ameaçador de trinta mil sereias.
Perante a ameaça, Marte é chamado e recebe a ordem de proteger a esplendorosa armada de dezoito naus.
Como amigo e admirador dos feitos portugueses, Marte recita louvores entusiastas a Portugal. No fim, uma Moura encantada, evocada aos sons de um romance, traz e entrega à Duquesa de Sabóia prendas de condão: um anel, um dedal e um terçado.

CORTES DE JÚPITER de Gil Vicente | CINETEATRO LOULETANO

28 de Outubro, às 12H00 e às 16H00: Esta sessão destina-se apenas à comunidade escolar e têm serviço de LGP. 

29 de Outubro, às 21H00: Este espetáculo destina-se a público geral/famílias e têm serviço de AD - Audiodescrição.