Fotos Filipe Vilhena | D.R.
Abertura da Feira da Juventude, Qualificação e Inclusão de Tavira [c/fotogaleria]

15:32 - 24/09/2022 TAVIRA
O Município de Tavira abriu ontem, dia 23 de setembro, a Feira da Juventude, Qualificação e Inclusão, que decorre até ao dia 25 de setembro, na baixa da cidade.

O nosso jornal esteve presente no evento, que se insere na Semana da Juventude, que está a decorrer desde o dia 19 e se vai prolongar até ao dia 25 de setembro. Esta feira é uma mostra de projetos desenvolvidos por várias entidades com trabalho na área da juventude, formação/qualificação, inclusão social e intergeracionalidade. O certame contempla uma área dedicada a animação infantojuvenil com insuflável, air bungee e diversas atividades destinadas às crianças e aos jovens. A feira conta, ainda, com sessões de sensibilização, workshops, showcookings e outras atividades de educação alimentar, jogos ecológicos, demonstrações de suporte básico de vida, projeto de gaming, youtubers e tiktokers, concertos de bandas locais e DJ’s.

A Presidente da Câmara Municipal de Tavira, Ana Paula Martins, explicou aos jornalistas que «após dois anos de pandemia, o objetivo foi regressar e apostar num reforço da programação, de modo a ir ao encontro dos jovens das várias faixas etárias». A autarca pretende que o público-alvo se «identifique com esta festa» e que «possam dar sugestões para outras atividades que se possam realizar».

Ana Paula Martins deseja que o Município de Tavira trabalhe «lado a lado» com os jovens. A Presidente da Câmara Municipal de Tavira deixou o convite a todos para assistirem aos vários momentos da feira, realçando a atuação do cantor SYRO, no dia de hoje, dia 24 de setembro, pelas 22h30. Também a presença de nomes algarvios no cartaz, foi salientada pela edil, que «quer dar palco aos jovens algarvios», como os Fuza Flowz e a Katalina.

Durante a semana, foram ainda várias as ações destinadas à comunidade escolar, nomeadamente, sessões informativas promovidas pela APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, iniciativas promovidas pelo movimento associativo local, assim como aulas abertas de hip hop e oficinas educativas.

No decorrer da feira é possível assistir, também, a uma demonstração cinotécnica pela UEP/GOC da PSP, no Jardim das Palmeiras. Estão previstas, igualmente, várias demonstrações desportivas, designadamente, de karaté, andebol e basquetebol.

O diretor regional do IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, Custódio Moreno, lembrou que «trabalhar com a juventude, é diferente de trabalhar noutras áreas». Contudo, é preciso reconhecer que «os problemas dos jovens são os problemas de todos». O acesso ao emprego, à habitação e à saúde foram temas destacados pelo responsável do instituto para lembrar que estamos todos «no mesmo barco».

Custódio Moreno admitiu a importância da Feira da Juventude, Qualificação e Inclusão e da parceria entre a Câmara Municipal de Tavira e do IPDJ no desenvolvimento do projeto. «Este concelho tem vários outros projetos, que devem ser feitos ao lado da população jovem», frisou.

Hoje, dia 24, pelas 18h00, no espaço da feira, atua o grupo Milleflows seguido, pelas 19h15, de D’string e, pelas 21h45, de G.I.G.G.Y. A fechar a noite, pelas 23h45, a atuação do DJ Karussa e o artista Possessivo. A projeção de imagem, no palco, será da responsabilidade do VJ The Eye.

No dia 25, pelas 16h00, o Rancho Folclórico de Tavira atua no Jardim do Coreto. Pelas 17h30, é possível participar numa aula de zumba pelo Espaço d' Elite, seguindo-se hip hop pela Academia de Dança do Algarve (18h30) e a Companhia de Dança Splash (20h15).

A encerrar, no dia 25, pelas 21h30, terá lugar o desfile «Moda Tavira 2022», com apresentação de Pedro Reis.

Jovens entre os 15 e os 26 anos terão a oportunidade de desfilar ao lado de manequins como Joana Alvarenga e Valter Carvalho.

 

Por: Filipe Vilhena