Jornadas Europeias do Património assinaladas em vários monumentos do Algarve

14:55 - 21/09/2022 ALGARVE
A Direção Regional de Cultura do Algarve (DRCAlg) vai comemorar as Jornadas Europeias do Património com atividades multidisciplinares nos principais monumentos da região, entre sexta-feira e domingo, sob o tema «Património e Sustentabilidade», anunciou o organismo público.

A Fortaleza de Sagres, a Ermida de Nossa Senhora da Guadalupe, as Ruínas Romanas de Milreu ou o Mercado Municipal de Tavira vão acolher vários projetos culturais que se debruçam sobre a forma de as comunidades e o seu património poderem ter um “papel ativo” na “construção de um futuro mais saudável e resiliente”, contextualizou a DRCAlg.

“Desde sessões de cinema, projetos multidisciplinares, música antiga, exposições e música contemporânea, serão muitos os projetos que nos podem fazer refletir sobre como a sustentabilidade e o património se cruzam”, destacou a mesma fonte em comunicado.

Na sexta-feira, no auditório da Fortaleza de Sagres, no concelho de Vila do Bispo, vai ser inaugurado o ciclo “Cinema à Hora Certa – Best of Avanca Film Festival”, um projeto dinamizado por Isa Catarina Mateus, vice-presidente da Federação Portuguesa de Cineclubes, através do Departamento de Cinema e Educação da Federação Internacional de Cineclubes, adiantou.

“Estão previstas várias sessões de curtas-metragens de animação, provenientes de várias partes do mundo, dirigidas a todas as idades, e que nos farão refletir sobre questões relacionadas com o meio ambiente, sustentabilidade, cidadania e ainda sobre a nossa relação com o mundo da arte”, lê-se na nota.

O ciclo decorre até 15 de outubro, às sextas-feiras e sábados, com sessões entre as 11:00 e as 16:00 para um público máximo de 50 pessoas.

Também na sexta-feira, nas Ruínas Romanas de Milreu, em Estoi (Faro), o público poderá assistir a “The Secret Museum of Mankind”, às 21:30, uma apresentação montada com base num projeto realizado pelo Cineclube de Faro para o Divam - Dinamização e Valorização dos Monumentos, um programa de dinamização dos espaços e da atividade cultural no distrito de Faro.

“Uma misteriosa e antiga enciclopédia fotográfica, típica de uma época em que, visto do Ocidente, o mundo se dividia entre civilizados e selvagens, serve de inspiração a João Nicolau e Mariana Ricardo, que nos irão proporcionar diferentes expedições multidisciplinares, performativas, feitas do encontro da fotografia, do cinema e da música”, sumariou a DRCAlg.

As Ruínas de Milreu vão ainda ser palco, no sábado, do ciclo “Cinema nas Ruínas”, que vai exibir às 21:30 o filme “A Viagem de Pedro”, de Laís Bodanzky (2021), realizado pelo Cinema lua Associação Cultural para o DiVaM.

A película retrocede a 1831, quando “D. Pedro deixa o Brasil independente rumo à Europa, a fim de preparar a luta contra o irmão Miguel pelo trono de Portugal, onde é tido como traidor”, refere a DRCAlg.

A Ermida de Nossa Senhora da Guadalupe, em Vila do Bispo, acolhe também no sábado, mas pelas 17:00, “Segredos do Barroco”, que contará com “músicos especializados na interpretação historicamente informada em cópias de instrumentos originais do século XVIII” a tocar obras de Telemann, Bach e Haendel.

O cantautor algarvio Mateus Verde encerra as comemorações, na Fortaleza de Sagres, no domingo, pelas 18:00, num espetáculo marcado por “voz, acompanhada pela guitarra elétrica” e “música contemplativa e intimista inspirada na natureza e nos seus mistérios”, completou a DRCAlg.

A mesma fonte destacou ainda que, até 04 de outubro, a exposição de fotografia “Último Posto de Fronteira”, de Jorge F. Marques, está em exibição na Fortaleza de Sagres, enquanto o Mercado Municipal de Tavira acolhe, até 30 de setembro, a mostra “Gentes do Mercado, Convivialidades” pelos UrbanSketchers Algarve.

 

Por: Lusa