Decorreu hoje, dia 08 de setembro, o lançamento da primeira pedra do novo edifício da Unidade de Saúde de Loulé. A cerimónia aconteceu entre a Câmara Municipal de Loulé e o Ministério da Saúde.
Vítor Aleixo, Presidente da Câmara Municipal de Loulé, recorda que esta é uma obra «esperada há muitos anos, que já ultrapassou vários obstáculos» e que vai significar «uma ampliação da capacidade de resposta e da qualidade dos serviços». O autarca reforçou que «podem ter a certeza de que vamos terminar a obra».
No seu discurso, feito à margem da cerimónia de assinatura do auto de consignação da obra e do lançamento da primeira pedra do novo edifício, o edil algarvio lembrou ainda que o novo equipamento terá quatro valências, com a sede do Agrupamento de Centros de Saúde Central - ACES Central, Unidade de Saúde Familiar Lauroé – USF Lauroé, Unidade de Cuidados de Saúde na Comunidade – UCC Gentes de Loulé e Centro de Saúde Universitário, da responsabilidade do ABC – Algarve Biomedical Center.
Este novo edifício vai permitir que os «louletanos fiquem muito mais bem servidos no que diz respeito aos cuidados de saúde», acrescentou ainda Vítor Aleixo. Sabe-se que este equipamento vai servir 14.000 utentes na Unidade de Saúde Familiar e 70.000 na Unidade de Cuidados de Saúde na Comunidade.
Vítor Aleixo lembrou ainda que «há outros projetos na área da saúde que vêm a caminho» no concelho de Loulé, referindo-se à ampliação do Centro de Saúde de Almancil e outro, em Quarteira, para ampliar o centro de saúde existente e encontrar uma localização «para um novo equipamento de saúde». O autarca acrescentou ainda que a USF SerraMar também vai receber especial atenção em breve, com um projeto de recuperação.
Paulo Morgado, presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, realçou que o novo edifício «é sonhado há muitos anos».
O responsável disse ainda que esta é uma obra que «nos deixa a todos felizes, pelas excelentes condições que vão ser dadas aos nossos profissionais». E é precisamente isso que se pretende: «condições mais dignas e melhores para [os profissionais] exercerem a profissão», reforçou.
O presidente da ARS do Algarve sublinhou ainda que o novo Centro de Saúde será «inovador e foi pensado para ser flexível e para se adaptar ao futuro».
O novo edifício irá ampliar em 2.650 m2 o atual Centro de Saúde. Tem um prazo de construção de dois anos e meio e um custo de 4,680 milhões de euros que, segundo as autoridades locais, pode aumentar até cerca de cinco milhões de euros. Durante a cerimónia de assinatura do auto de consignação da obra e do lançamento da primeira pedra do novo edifício, foi revelado que 65% do valor será pago pela autarquia de Loulé e 35% pelo Governo Central.
Por: Filipe Vilhena