Portugueses fogem do gás e eletricidade a apontam a mira às renováveis

16:47 - 31/08/2022 ECONOMIA
Procura pelas renováveis subiu 13% em julho e há preços a disparar na ordem dos 40%.

subida dos preços do gás e da eletricidade está a espoletar uma corrida dos portugueses às energias renováveis e sustentáveis, com a procura de produtos e serviços a disparar 137% em julho quando comparado com o mesmo período em 2021, revela um estudo da Fixando*.

Com base no registo atual, a empresa estima que a procura em 2022 cresça 180% face a 2021. Além disso, adianta, os "preços praticados pelos profissionais e empresas têm crescido exponencialmente, sobretudo devido à escassez de mão-de-obra e de materiais".

A título de exemplo, a Fixando revela que a instalação de painéis solares em 2021 custava 420 euros por serviço e atualmente ronda os 590 por serviço. Trata-se de um aumento de 40,5%.

“Este aumento da procura surge num momento em que as famílias portuguesas estão cada vez mais preocupadas com as variações nos custos das energias e procuram investir em alternativas, não só mais sustentáveis, mas também que lhes garantam algum alívio nas despesas mensais”, esclarece Alice Nunes, diretora de Novos Negócios da Fixando, citado em comunicado.

 

Os distritos onde se registam mais solicitações de clientes são:

Lisboa (17%)

Porto (15%)

Setúbal (10%)

Aveiro (9%)

Braga (8%)

e Leiria (8%).

A maioria dos utilizadores procura estes serviços para casas com áreas superiores a 100 metros quadrados (89%) e, apesar do aumento dos preços, 42% refere que pretende ter os painéis solares ligados à rede, com apenas 25% a preferir uma ligação própria.

Oferta não dá resposta à procura

Apesar do crescente interesse dos consumidores em optar por serviços de energias renováveis e sustentáveis, a oferta no mercado não é suficiente para responder aos pedidos. Segundo a Fixando, 55% das solicitações feitas na empresa durante o mês de julho ficaram sem resposta.  

Ainda que, desde o início do ano, o número de empresas e especialistas a oferecerem serviços relacionados com Energias Renováveis e Sustentabilidade tenha crescido 19% face a 2021, menos de 10% estão disponíveis de momento para aceitar novas marcações.

*Análise junto de 2600 de utilizadores e 1200 especialistas, entre 1 de julho e 25 de agosto de 2022.

 

Por: Idealista