CDS-PP comenta «roubos das alfarrobas» e pede mais «proteção» para produtores algarvios

15:14 - 04/07/2022 POLÍTICA
O CDS-PP emitiu um comunicado onde aborda os «roubos das alfarrobas», que se «repete ano após ano».

«A época oficial da apanha da alfarroba começa no início de agosto, mas os roubos começam umas semanas antes. Os protagonistas deste tipo de crime – que se repete ano após ano – antecipam-se aos donos e até colhem as vagens ainda verdes. O pouco que se tem feito – nomeadamente a identificação e a apreensão de um caso ou outro – não resolve o problema, porque não tem sido apresentada uma resolução profunda», começa por escrever o partido.

«O volume de alfarroba furtada no Algarve triplicou de 2018 para 2020, porque o preço por arroba também aumentou substancialmente e porque a comercialização não exige documentação da titularidade das terras, nem de contratos de arrendamento. Também os intermediários e os industriais trituradores compram a alfarroba a quem se lhes apresente sem fatura, uma vez que a compram mais barata», diz o CDS-PP.

Deste modo, e segundo o partido, «ficam ambos beneficiados: quem rouba não se importa de vender mais barato e sem fatura; quem compra também não se importa de comprar a alfarroba roubada, uma vez que a compra mais barata e vai vendê-la ao preço de mercado».

«Só o proprietário fica prejudicado», frisa o partido.

«O que tem feito o governo do Partido Socialista (PS) para resolver este problema? E a Direção Regional de Agricultura e Pescas (DRAP Algarve)?», questiona o CDS-PP.

«Consideramos que a operação ‘Campo Seguro’ é importante, porque há patrulhas mais intensivas, mas os efetivos são poucos e isso não tem dissuadido a prática do furto de produtos agrícolas, não só a alfarroba, mas também os citrinos e os abacates».

«Aquilo que devia ser controlado com normas adequadas, para evitar o roubo descarado, não foi feito. Assim, o CDS-PP Algarve lança o repto aos deputados eleitos pelo Algarve: defendam e protejam os produtores/ agricultores Algarvios», termina o comunicado.