IRS 2022: prazo para entregar declaração termina quinta-feira

11:59 - 29/06/2022 ECONOMIA
Data limite para os contribuintes entregarem a declaração anual de rendimentos ao Fisco está a terminar.

O prazo de entrega do IRS 2022 está a terminar. Os contribuintes têm até à proxima quinta-feira, 30 de junho, para fazer chegar a declaração de rendimentos ao Fisco. E é mesmo importante prestar atenção a esta data: quem se atrasar a entregar a declaração de IRS arrisca-se a pagar multas.

Números oficiais divulgados pela Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) revelam que, até ao dia 22 de junho, foram entregues cerca de 5,1 milhões de declarações de IRS pelos contribuintes, sendo que 34% foram submetidas através do IRS Automático e 66% foram submetidas de forma manual. No total, e até a essa data, o Fisco já tinha reembolsado cerca de 2.420 milhões de euros.

Das declarações entregues, segundo a AT, já tinham sido liquidadas cerca de 4,5 milhões. Destas, quase 2,4 milhões correspondem a reembolsos aos contribuintes. Foram também emitidas cerca de 802 mil notas de cobrança, num total de 1.162 milhões de euros, sendo as restantes nulas (não havendo lugar a reembolso ou nota de cobrança).

A campanha de IRS arrancou no dia 1 de abril. Ao longo destes três meses, o idealista/news preparou uma vasta lista de artigos que podem ajudar-te na hora de submeter o documento. Poderás consultar tudo aqui.

Sabe também que, se for necessário, podes recorrer ao atendimento presencial nos Serviços de Finanças, devendo o agendamento ser feito através do Portal das Finanças ou do Centro de Atendimento Telefónico da AT (217 206 707).

 

Por: Idealista