Localizado idoso desaparecido em Monchique

10:12 - 06/06/2022 MONCHIQUE
O Comando Territorial de Faro, através do Destacamento Territorial de Portimão, no dia 3 de junho, localizou um idoso desaparecido de 78 anos, no concelho de Monchique.

Na sequência de um alerta, na noite de dia 2 de junho, por parte de um familiar a dar conta que o idoso que se encontrava desaparecido desde o dia 31 de maio, os militares dos Postos Territoriais de Monchique e Portimão encetaram de imediato diligências no sentido de localizar o homem. No seguimento das buscas, durante a manhã de dia 3 de junho, com o reforço da equipa de Guardas Florestais do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Portimão, foi possível localizar o idoso, bem como o seu cão, numa zona de mato, longe da via pública.

No decorrer da ação foi possível apurar-se que o veículo do homem tinha avariado nesse local, dificultando a possibilidade de ser avistado e socorrido.

O idoso foi resgatado, tendo sido acionada a assistência médica para avaliação do seu estado de saúde.

A ação contou com o apoio do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

O desaparecimento de idosos é um fenómeno para o qual a Guarda tem estado particularmente atenta, não só pelo esforço desenvolvido no sentido de permitir a localização dos desaparecidos, mas sobretudo pela prevenção deste tipo de ocorrências, alertando para a problemática.

Nesse sentido, a Guarda alerta para o seguinte:

Os familiares devem estar cientes se os idosos ainda estão nas suas plenas capacidades físicas e psíquicas, para poderem sair de casa sozinhos, sem correrem o risco de se perderem;

Os familiares devem procurar conhecer as rotinas dos idosos e ter informação sobre o local para onde estes pretendem ir quando saem de casa, para que, no caso da chegada tardar mais do que o previsto, possam por aí iniciar a sua procura;

Sempre que possível, os idosos devem fazer-se acompanhar de um telemóvel ligado, para que, em caso de necessidade, possam contactar ou serem contactados pelos seus familiares e, em caso de desaparecimento, serem mais facilmente localizados através de localização celular;

Os idosos devem ter sempre na sua posse os contactos dos seus familiares, para que, em caso de desorientação, outras pessoas possam entrar em contacto com os mesmos.

 

Por: GNR