O Fórum Algarve, centro gerido pela Multi Portugal, juntou-se à Associação Vita Nativa, para, no âmbito do projeto Alojamento Local para Aves, promover a diversidade da avifauna na região do Algarve. Um projeto que teve início em 2020, com o propósito de fixar mais aves no meio urbano.
O propósito da iniciativa passa por aproximar a sociedade de temas como conservação animal, biodiversidade e protecção da natureza, promovendo um contacto directo com a fauna e flora da região. Por isso, a cobertura do centro foi o palco escolhido para fixar seis caixas-ninho, cinco para andorinhões, 2 para peneireiros vulgares e 1 para coruja-das-torres, contribuindo-se para a preservação destas três espécies tão importantes no controlo de pragas biológicas.
Um dos objectivos deste projeto passa por sensibilizar e envolver a comunidade e sendo o Fórum Algarve um centro comercial que se destaca pela forte ligação à comunidade e a diversas iniciativas de sensibilização, «foi um sim, imediato, quando a Associação nos desafiou para este projecto», refere Sérgio Santos, Diretor do Fórum Algarve. «Acreditamos que face a toda a conjuntura ambiental atual, que tem uma inegável influência no comportamento dos seres vivos em cada região, faz cada vez mais sentido sensibilizar as pessoas para a importância da preservação das espécies, para a urgência de cuidarmos do nosso ecossistema e, sobretudo, de assumirmos um papel cada vez mais ativo nessa defesa, criando condições favoráveis ao seu desenvolvimento», conclui.
Uma parceria que continuará a juntar o Fórum Algarve à Associação Vita Nativa, no desenvolvimento de projetos de conservação da natureza e biodiversidade, numa autêntica jornada de preservação da Avifauna Algarvia.