Poesia de Vieira Calado antecipa Dia Internacional da Mulher

11:17 - 04/03/2015 LAGOS
Vieira Calado, o poeta de Lagos, e a sua poesia dedicada à Mulher, são o tema do Encontro de 5ª Feira do Grupo dos Amigos de Lagos, na Biblioteca Municipal Dr Júlio Dantas, com apresentação de Domingos Pestana, também ele poeta. Com este encontro inicia-se em Lagos a celebração do Dia Internacional da Mulher.

Em 2011, a Câmara Municipal de Lagos distinguiu com Louvor Público Municipal, o “Dr. José Vieira Calado, distinto lacobrigense, cidadão do Mundo, lutador pela Liberdade, em atenção, homenagem e reconhecimento ao seu notável percurso literário, de que se destaca a obra poética”.

Vieira Calado publicou em 1961 o seu primeiro livro de poesia e, no ano seguinte, Os Sinais da Terra, que viria a ser proibido pela Censura/Pide. Esse episódio esteve na origem da sua partida para além Pirinéus. Primeiro para Londres e depois para Paris, onde frequentou a Universidade de Vincennes. A seguir ao 25 de Abril, tendo completado o curso, voltou a Portugal, para o ensino oficial e logo publicou Poema para Hoje, que ficara na gaveta durante anos. Nos últimos tempos, tem feito inúmeras sessões de poesia e astronomia, em Escolas, Centros Culturais, Clubes recreativos e escreve regularmente para jornais. Partiram de Vieira Calado, entre outras, as iniciativas “Lagos Cidade Poesia” e “5 Poetas de Lagos” organizadas pelo Grupo dos Amigos de Lagos.

Com entrada livre, este encontro de 5ª Feira, dia 5, na Biblioteca Municipal de Lagos, termina às 18.00 horas.

 

Por InfodeLagos