Castro Marim lança concurso para execução de Iluminação Solar da Ciclovia da Lezíria

09:31 - 06/05/2022 CASTRO MARIM
O Município de Castro Marim abriu concurso público para a adjudicação da execução de iluminação solar da Ciclovia da Lezíria, localizada na E.N. 122 e que liga Castro Marim a Vila Real de St. António. As propostas poderão ser apresentadas até ao dia 2 de junho.

Além de permitir uma ligação sustentável da vila castromarinense à cidade pombalina, a apenas 3km de distância, a Ciclovia da Lezíria oferece uma vista deslumbrante para a Reserva Natural do Sapal. É o primeiro troço de um projeto integrado de sustentabilidade ambiental que o Município de Castro Marim promove como Triângulo Verde (Vila Real de St. António - Castro Marim – Praia Verde).

A intervenção está avaliada em 310,000.00 euros, com um prazo de execução de 6 meses, estando este investimento enquadrado no PO CRESC Algarve 2020, no âmbito do plano de ação PADRE, aprovado para o Baixo Guadiana na operação READY, apoiada por Portugal e União Europeia, cofinanciado a 70% pelo FEDER.

A energia solar fotovoltaica, como energia renovável, veio responder a um dos maiores desafios que se impõem à gestão autárquica, a sustentabilidade ambiental e energética.  É uma forma de produção de energia mais económica, com menor impacto ambiental e um impacto visual mais leve do que as soluções tradicionais, além de, neste caso concreto, ser também uma solução menos intrusiva para a avifauna.