Curiosidade do Dia

08:09 - 27/02/2015 ATUALIDADE
Hoje é sexta-feira, 27 de fevereiro, quinquagésimo oitavo dia do ano. Faltam 307 dias para o final de 2015.

Este dia é dedicado a São Gabriel das Dores, confessor, e à Beata Maria Ana das Dores de Maria.

Nos céus, a Lua encaminha-se para a Fase Plena. Lua Cheia, dia 05 de março, às 18:05. O sol nasce às 07:12 e o ocaso regista-se às 18:27.

No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 10:35 e 23:11, a baixa-mar às 03:53 e 16:27.

Os nascidos nesta data pertencem ao signo Peixes, destacando-se o imperador romano Constantino, primeiro chefe de estado católico (280), o escritor norte-americano John Steinbeck (1902) e a atriz Elizabeth Taylor (1932).

Nesta data, em 1520, Afonso de Albuquerque, o mais destacado vice-rei português no Oriente, conquistava Goa. Em 1754, morria o primeiro cardeal-patriarca de Lisboa, Tomás de Almeida.

Em 1933, um incêndio, ateado às ordens de Hitler, destruía o Parlamento alemão, em Berlim. Os nazis atribuíram o crime aos comunistas, falsa acusação que serviu de pretexto a Adolfo Hitler para suspender as liberdades civis.

Em 1983, terminava, em Montechoro, Algarve, o X Congresso do PSD, com a eleição de uma direção colegial, formada por Mota Pinto, Eurico de Melo e Nascimento Rodrigues. Francisco Pinto Balsemão era afastado. Em 1985, o dólar voltava a registar uma queda abrupta nos mercados cambiais europeus, deslizando 06 pfennings perante o Marco alemão. Em Portugal a descida foi de quase seis escudos. Em 1986, o cruzeiro, moeda brasileira que 40 anos antes substituíra os mil reis, passava a cruzado, equivalendo cada unidade a mil cruzeiros.

Em 1987, o Diário da República publicava o estatuto dos objetores de consciência. Em 1989, morria o lexicógrafo brasileiro Aurélio Buarque de Holanda, 78 anos, autor de um dos mais célebres e completos dicionários da Língua Portuguesa. Em 1990, o Parlamento checoslovaco aprovava a nova lei eleitoral, que veio permitir a realização de eleições livres no país.

Em 1991, tropas kuwaitianas entravam na cidade do Kuwait, enquanto as forças aliadas anunciavam a destruição de 27 das 42 divisões iraquianas e a captura de 45 mil prisioneiros. Bagdad acabou por aceitar todas as resoluções da ONU, pondo fim à Guerra do Golfo.

Em 1992, morria o editor português Fernando Ribeiro de Melo, responsável pelo aparecimento de títulos históricos como "Peregrinação", de Fernão Mendes Pinto, ou a "Antologia do Humor Português". Em 1955, o Banco de Inglaterra era obrigado a intervir no Barings, o sexto maior banco britânico de investimento, que se encontrava à beira da falência, por movimentos especulativos, no mercado de futuros.

Em 1998, a fragata D. Fernando e Glória deixava o arsenal do Alfeite, depois de seis anos de restauro. Seria uma das atrações da Expo 98. Em 2000, terminava o XXIII Congresso do PSD, em Viseu, com o chumbo da proposta de eleição direta do líder do partido e com a reeleição de Durão Barroso para a presidência, com 51 por cento dos votos.

Em 2001, as cheias em Moçambique afetavam 300 mil pessoas. E, no Afeganistão, o líder talibã mullah Muhammad Omar justificava a destruição das estátuas dos Budas, afirmando que eram “apenas pedras". Em 2003, a fadista Fernanda Baptista, 83 anos, recebia a comenda da Ordem de Mérito. O Município de Portimão lançava um sistema inovador de recolha seletiva de resíduos urbanos, similar ao "porta-a-porta". E o projeto do arquiteto Daniel Libeskind era escolhido para a reconstrução do World Trade Center em Nova Iorque.

Em 2004, o regime do contrato individual de trabalho na Administração Pública, aprovado pelo Governo, seguia para o Tribunal Constitucional.

Em 2005, morria Vítor Wengorovius, 68 anos, advogado, fundador do Movimento de Esquerda Socialista, resistente antifascista. E "Million Dollar Baby", de Clint Eastwood, vencia a 77.ª edição dos Óscares.

Em 2006, a Sonaecom entregava o pedido de registo da OPA sobre a Portugal Telecom e PTM na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários. E morria Paul Nothomb, 92 anos, escritor belga.

Em 2007, a API e a Companhia Nacional Gás da Rússia assinavam um protocolo para instalar uma fábrica de produção de etileno em Sines. A União Europeia inaugurava em Berlim o Conselho Europeu para a Investigação, uma instituição com funcionamento autónomo, integrada por 22 investigadores, vocacionada para enfrentar os desafios da globalização. O artista português Daniel Blaufuks vencia a 3.ª edição do Prémio BES Photo 2006.

Em 2008, trinta e quatro Ordens e Associações de Advogados de todo o mundo, incluindo a Ordem dos Advogados Portugueses, exigiam ao Presidente norte-americano, George W. Bush, o encerramento da prisão de Guantánamo.

Em 2009, a Federação Nacional dos Professores entregava a primeira de três providências cautelares para a suspensão do processo de avaliação de desempenho dos docentes.

Em 2011, o primeiro-ministro tunisino, Mohamed Ghannouchi, anunciava a sua demissão, após vários dias de protestos e violência na capital da Tunísia.

Em 2012, o secretário da Defesa norte-americano, Leon Panetta, informava o ministro da Defesa português, José Pedro Aguiar-Branco, da intenção dos Estados Unidos de reduzirem a presença na Base das Lajes, Açores. O navio de cruzeiro “Costa Allegra”, da companhia Costa Crociere, ficava à deriva ao largo das ilhas Seychelles depois de um incêndio declarado a bordo que foi pouco depois extinto. Decorria a 84.ª edição dos Óscares, em Los Angeles, Califórnia. “O Artista” vencia o prémio para melhor filme, melhor ator (Jean Dujardin) e melhor realização (Michel Hazanavicius). Meryl Streep conseguia o óscar de melhor atriz pelo filme "A Dama de Ferro”.

Em 2013, o parlamento da Eslovénia aprovava uma moção de censura contra o governo conservador, de Janez Jansa, acusado de práticas corruptas, e encarregava Alenka Bratusek, da formação de centro-esquerda Eslovénia Positiva (PS), de formar um novo governo. Morria Stéphane Hessel, intelectual francês autor do 'best-seller' "Indignai-vos", aos 95 anos.

Em 2014, o Tesouro português conseguia amortizar 1,32 mil milhões de euros em obrigações do Tesouro da dívida total de 15,3 mil milhões de euros que tinha para pagar em outubro deste ano e outubro de 2015. O parlamento da Crimeia, península do sul da Ucrânia, aprovava referendo sobre maior autonomia para 25 de maio.

 

Lusa/Fim.