Fernando Barata, antigo presidente do Farense e do Imortal de Albufeira, morreu hoje aos 84 anos, vítima de doença prolongada, anunciou o grupo hoteleiro Barata Hotels, por si fundado, em comunicado divulgado nas redes sociais.
“Um dos grandes impulsionadores do Turismo de Portugal e em especial da região do Algarve, fundador do Grupo Hoteleiro Fernando Barata, histórico presidente do Farense e ainda presidente do Imortal de Albufeira, deixa-nos no dia de hoje”, refere o grupo Barata Hotels.
Fernando Barata marcou a história do Farense, profissionalizando o clube e criando as bases para a dourada década de 90, a melhor da história da coletividade. Também no Imortal de Albufeira conseguiu destacar-se, levando o clube à 2.ª Liga.
“É com profunda consternação que informamos que o nosso sócio e ex-presidente Sr. Fernando Barata faleceu aos 84 anos, vítima de doença prolongada. Grande Homem. À família enlutada deixamos os nossos sentimentos”, refere o Imortal em comunicado
Já o Farense, escreveu: "o carismático dirigente serviu o nosso clube de 1981 a 1988, contando no seu currículo com 2 subidas à Primeira Divisão Nacional. Em 1982/83 sagrou se Campeão Nacional da Segunda Divisão, pela segunda vez na nossa história, levantando toda a cidade numa enorme onda, transformando o nosso mítico estádio, no Inferno de São Luís. Criou grandes e importantes fontes de receita para o nosso clube, sendo de realçar o nosso bingo , na ocasião, um dos melhores do País. Este autêntico vulto da nossa história , teve o condão de, durante o seu mandato ser erigido o nosso ginásio sede. A família Farense endereça os mais sentidos pêsames à família do prestigiado presidente, que deixou um legado no nosso clube que muito nos engrandeceu.
Alentejano, o ex dirigente desportivo nasceu em Ponte de Sôr a 4 de agosto de 1937. Cedo rumou ao Algarve.
As cerimónias fúnebres ainda não estão marcadas.
Por: Filipe Vilhena/Lusa