Curiosidade do Dia

16:48 - 21/02/2015 ATUALIDADE
Hoje é sábado, 21 de fevereiro, quinquagésimo segundo dia do ano e Dia Internacional da Língua Materna. Faltam 313 dias para o final de 2015.

Este dia é dedicado a São Pedro Damião, Bispo, Doutor da Igreja, e à Beata Maria Henriqueta Dominici, Superiora Geral, das Irmãs de Santa Ana e da Providência.

Nos céus, a Lua encontra-se na Fase Crescente. Quarto Crescente, dia 25, às 17:14. O sol nasce às 07:21 e o ocaso regista-se às 18:21.

No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 04:51 e 17:14, a baixa-mar às 10:40 e 22:57.

Os nascidos nesta data pertencem ao signo Peixes, destacando-se a Infanta D. Isabel (1397), o revolucionário mexicano Antonio Lopez de Santa-Anna (1794), o compositor francês Leo Delibes (1836), o pintor português Carlos Reis (1863) e o guitarrista clássico espanhol Andres Segovia (1893).

Nesta data, em 1584, era inaugurado, em Portugal, o Colégio das Artes. Em 1838, o norte-americano Samuel Morse efetuava a primeira demonstração pública do telégrafo. Em 1916, começava a Batalha de Verdun, a mais longa e sangrenta da I Guerra Mundial, que provocaria a morte a mais de um milhão de pessoas.

Em 1965, era assassinado o dirigente muçulmano negro norte-americano Malcom X, num comício realizado em Nova Iorque. Em 1976, Portugal reconhecia a República Popular de Angola. Em 1975, o juiz John Sirica condenava os “homens do presidente Nixon” John Mitchell, H. R. Haldeman e John Ehrlichman a penas de prisão, por envolvimento no caso Watergate.

Em 1985, a URSS e a Agência Internacional de Energia Atómica assinavam, em Viena, o acordo para a inspeção de instalações nucleares soviéticas. Em 1986, era empossado o primeiro diretor dos Serviços de Informação de Segurança (SIS), Ramiro Ladeiro Monteiro. Em 1988, Vítor Constâncio era reeleito secretário-geral do PS no VII Congresso.

Em 1991, morriam o professor Eduardo Correia, 76 anos, primeiro ministro da Educação pós 25 de Abril, e a bailarina Margot Fontaine, 71 anos. Na mesma data, a Checoslováquia passava a ser o 25º membro do Conselho da Europa. Em 1998, João Paulo II nomeava 22 novos cardeais.

Em 1999, o filme "Barreira Invisível", de Terrence Malik, conquistava o Urso de Ouro do Festival de Cinema de Berlim. Em 2001, João Paulo II investia 44 novos cardeais, dos quais os portugueses José Policarpo, patriarca de Lisboa, e José Saraiva Martins, perfeito da Congregação para a Causa dos Ritos.

Em 2002, no Paquistão, era assassinado o jornalista norte-americano Daniel Pearl, do Wall Street Journal. Em 2003, a Croácia fazia o pedido de adesão à União Europeia. E, em Paris, morria Jean-Pierre Miquel, antigo diretor da Comedie Française.

Em 2004, morria a musicóloga e divulgadora Maria Helena de Freitas, 91 anos, autora do programa A Voz e os Seus Intérpretes, na RDP–Antena 2.

Em 2005, morria Guillermo Cabrera Infante, 75 anos, escritor cubano exilado, autor de "Três Tristes Tigres". E, em Beirute, a manifestação contra o Governo libanês pró-sírio, uma semana depois do assassinato do antigo primeiro-ministro Hariri, mobilizava cerca de cem mil pessoas, que pediam a demissão do primeiro-ministro Omar Karami.

Em 2006, o presidente da Autoridade Nacional Palestiniana, Mahmud Abbas, encarregava o dirigente do Hamas Ismail Haniyeh de formar o governo. E era confirmada a presença do vírus da gripe das aves na Hungria.

Em 2007, morria Al Viola, 87 anos, guitarrista norte-americano; Trabalhou mais de 25 anos com Frank Sinatra, em êxitos como “My way” e “Strangers in the night”, tocou mandolim na banda sonora de “O Padrinho”.

Em 2008, o Secretário-geral da CGTP, Manuel Carvalho da Silva, era reeleito pelo Conselho Nacional para mais um mandato de quatro anos, com 120 votos favoráveis. A Cimpor anunciava que a coincineração de resíduos industriais perigosos arrancou na fábrica de cimento de Souselas, em Coimbra, depois de "verificadas todas as condições para o seu licenciamento". O Governo aprovava o decreto referente à autonomia, administração e gestão escolar, e que pretende abrir as escolas à participação das suas comunidades locais, bem como a transferência de novas competências para os municípios em matéria de educação até ao terceiro ciclo do básico. Morria a feminista Madalena Barbosa, fundadora do Movimento de Libertação das Mulheres, aos 66 anos. A ativista dedicou a vida a defender os direitos das mulheres e a igualdade de género.

Em 2009, morria Lagoa Henriques, escultor, 85 anos; e José Megre, impulsionador do todo-o-terreno em Portugal e criador das duas maiores provas nacionais da categoria, 66 anos.

Em 2012, os ministros das Finanças da zona euro chegavam a um acordo sobre o segundo programa de ajuda à Grécia, no valor de 130 mil milhões de euros. Morria Manuel Falcão, bispo emérito de Beja, aos 89 anos, no seu quarto na Casa Episcopal.

Em 2013, morria Alexei German, realizador russo, aos 74 anos, em São Petersburgo, onde estava hospitalizado há vários meses. Magic Slim, uma das figuras mais representativas do "blues" elétrico de Chicago, morria aos 75 anos, num hospital de Filadélfia.

Em 2014, o parlamento da Ucrânia aprovava por ampla maioria a reposição da Constituição de 2004, que limita os poderes do Presidente, uma das principais exigências da oposição. A cimeira extraordinária dos ministros dos Negócios Estrangeiros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa recomendava, em Maputo, a adesão da Guiné Equatorial à organização.

 

Lusa/Fim.