NATAL NO CONCELHO DE LOULÉ COM REGRAS APERTADAS MAS COM «ALDEIA DOS SONHOS», ILUMINAÇÕES E MUITA ANIMAÇÃO

16:50 - 03/12/2021 LOULÉ
Concerto de Passagem de Ano e «Bolo-Rei Gigante» cancelados

A “Aldeia dos Sonhos”, que desde 2014 faz as delícias das crianças, está de volta ao coração da cidade de Loulé. Recriação da típica aldeia do Pai Natal que faz parte do imaginário infantil, o espaço abrirá este sábado, dia 4, com todas as medidas de segurança sanitária, permitindo que todos possam usufruir de um programa de animação de Natal sem pôr em risco a saúde pública, numa altura em que o número de infeções por COVID-19 está a aumentar.

Esta aldeia estende-se por quatro pontos principais da cidade – A Aldeia do Pai Natal (Cerca do Convento), o Largo dos Duendes (Alcaidaria do Castelo), o Pólo Sul (Largo D. Afonso III), para além de uma área com diversa decoração alusiva à quadra natalícia (Largo de S. Francisco). A pista de gelo sintético, o carrossel, o comboio, a casa do Pai Natal, a aldeia dos Duendes, ou as áreas com gastronomia inspirada no Natal, onde não faltarão os tradicionais doces da época, voltam a animar esta aldeia da fantasia.

A Praça Natal Quarteira (Praça do Mar e Centro Autárquico), em Quarteira, e o Jardim dos Sonhos (Jardim das Comunidades), em Almancil, serão outros dos espaços do concelho onde a magia do Natal irá reinar até ao dia 1 de janeiro, com muitos motivos de interesse não só para os mais novos como para os graúdos.

A “Aldeia dos Sonhos” tem as portas abertas de 4 de dezembro a 1 de janeiro e funciona de terça a sexta-feira e ao domingo, das 14h30 às 19h00, e ao sábado, das 10h30 às 19h00. Encerra à segunda-feira. A entrada é livre mas é necessário apresentar o Certificado Digital de Vacinação, na modalidade de vacinação completa ou de recuperação da doença, ou um teste antigénio negativo para a COVID-19. O uso de máscara é obrigatório para maiores de 12 anos e a limpeza e higienização dos espaços será realizada frequentemente. Os alimentos comprados no interior do recinto deverão ser consumidos fora do mesmo. De referir que este Plano de Contingência, que mereceu parecer positivo da Delegada Local de Saúde com a devida autorização para a realização destas iniciativas, deverá ser atualizado de acordo com o definido para o país tendo em consideração o evoluir da pandemia.

A iluminação volta também a ser um dos destaques deste programa de animação de Natal como forma de trazer mais brilho às localidades, criar uma ambiência única e promover o comércio tradicional. Para além dos principais centros urbanos, todas as sedes de freguesia estarão decoradas a rigor com apontamentos alusivos à quadra, para receber o espírito natalício. A Praça da República, em frente aos Paços do Concelho, será um dos principais atrativos para quem quiser apreciar a arte e beleza das iluminações. Aqui ficará a “banda das renas” conduzida pelo Maestro São Nicolau, uma instalação com cinco peças escultóricas, que todas as noites irá iluminar o coração comercial de Loulé.

Ao contrário do Natal, a Autarquia optou pela não realização de outros eventos no âmbito das festividades. Pelo segundo ano consecutivo, o concerto de Passagem de Ano, em Quarteira, com a banda Expensive Soul, será cancelado por forma a reduzir possíveis riscos de contágio já que este é um evento propício a contactos sociais e ajuntamentos. No entanto, a Autarquia irá manter o tradicional espetáculo de fogo-de-artifício, em moldes diferentes do que é habitual uma vez que está previsto o seu lançamento a partir de diversos pontos da praia de Quarteira, de forma a evitar a concentração de pessoas em frente à Praça do Mar.

Também a iniciativa do “Bolo-Rei Gigante”, agendada para o Dia de Reis, 6 de janeiro, não se realizará em 2022.

“Estamos atentos à situação da pandemia e à forma como irá evoluir nas próximas semanas. No entanto sabemos que a vacinação tem sido fundamental para que o contexto hoje seja muito diferente do que se viveu há um ano. Por isso decidimos realizar este programa, ainda longe da normalidade, mas que permitirá levar aos nossos munícipes e a quem visitar o concelho nestes dias um pouco do espírito desta quadra, ao mesmo tempo que estamos a apoiar os nossos comerciantes. Apelo a todos que sejam prudentes e mantenham todas as medidas de proteção”, refere o presidente da Autarquia, Vítor Aleixo.