RODRIGO CARLOS GUEDES APRESENTA LIVRO EM PORTIMÃO

10:33 - 02/12/2021 PORTIMÃO
Rodrigo Carlos Guedes, antigo combatente nas lutas pela independência e democratização de Angola e Moçambique, regressa a Portimão, cidade onde viveu durante mais de duas décadas e onde residem os seus filhos,

para a apresentação do seu mais recente livro «No Centro do Vulcão – Os Segredos da Guerra Civil de Angola e da Fundação da Resistência Nacional Moçambicana», no próximo dia 4 de Dezembro de 2021, pelas 16:30 horas, no Clube Naval de Portimão.

Natural de Vila Pery, em Moçambique, mas descendente de algarvios, Rodrigo Carlos Guedes decidiu permanecer na sua terra natal, mesmo depois da independência das antigas províncias Ultramarinas. Cidadão activo e interventivo, ainda durante o período da presença portuguesa em África colaborou no Emissor Regional de Vila Pery, da Rádio Moçambique.

Apanhado pelo conflito armado, viveu na Rodésia e foi combatente em Angola após o 25 de Abril, antes de regressar a Moçambique. Optou por vir para o Algarve em 1978, região onde tinha parte da sua ascendência, repartida entre algarvios, alentejanos, beirões e transmontanos.

Nesse novo país (Moçambique), foi co-fundador da Resistência Nacional Moçambicana.

São os segredos e as memórias desse período quente da história de Portugal, de Angola e Moçambique, que Rodrigo Carlos Guedes revela nesta sua recente obra. Informação e documentos inéditos fazem parte das páginas do seu livro. Dá à estampa inéditos para que os historiadores possam promover uma análise mais detalhada e precisa sobre esse tempo.

De recordar que, no Algarve, foi Director-Adjunto do «Jornal de Quarteira», membro da direcção da «Real Associação do Algarve» e Presidente do «Lions Club de Portimão».