UAlg promove projeto «2 minutos de ciência»

13:45 - 23/11/2021 FARO
Para assinalar o Dia Nacional da Cultura Científica, que se celebra a 24 de novembro, a Universidade do Algarve lança a iniciativa «2 minutos de ciência», um projeto que visa promover o ensino da ciência e da cultura científica, dando também a conhecer os rostos dos cientistas.

A Universidade do Algarve associa-se, desta forma, à “Semana da Ciência e da Tecnologia 2021”, promovida pela Ciência Viva, divulgando ao longo de 34 semanas a ciência que se faz na UAlg.

Alinhada com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que constituem a Agenda 2030 das Nações Unidas, e tendo como imperativo social a comunicação de ciência, a UAlg disponibilizará no seu site e redes sociais um conjunto de 34 episódios, dando, assim, voz a dezenas de cientistas.

Com uma periodicidade semanal, os vídeos serão disponibilizados sempre à quarta-feira, focando-se em temáticas tão diferentes como a saúde, a educação, a ação climática, a vida marinha, a sustentabilidade ou a inovação, entre outros, sempre com o objetivo de celebrar a ciência e despertar para o seu interesse.

Estabelecendo uma analogia entre os conceitos da investigação e as experiências e vivências do leitor, o projeto procura, através de uma abordagem generalista e de fácil compreensão, atingir novos públicos e expandir o potencial de transferência do conhecimento produzido na UAlg.