Valor total movimentado com cartões bancários subiu 13% face ao verão de 2020 e 3% face a 2019.
O verão de 2021 chegou e o alívio generalizado de restrições permitiu aos portugueses e estrangeiros viajar cá dentro e lá fora. E os resultados estão à vista: o valor total das operações realizadas com cartão bancário aumentou 12% face ao verão passado e 3% considerando os dados do verão de 2019, anterior à pandemia da Covid-19.
Depois de largos meses confinados devido à pandemia, foram vários os estímulos dados aos portugueses para fazer as malas e viajar: as restrições associadas à Covid-19 foram sendo aliviadas à medida que a taxa de vacinação foi aumentando e chegou o programa IVAucher que permitiu aos portugueses acumular o IVA gasto na restauração, alojamento e atividades culturais durante os meses de verão para agora poder descontar o saldo.
Tudo isto se refletiu-se no número de operações com cartões realizadas em Portugal entre 1 de julho e 15 de setembro de 2021 – nos meses de verão. De acordo com os dados do SIBS, em parceria com o Turismo de Portugal, houve um aumento no valor das operações realizadas com cartão bancário que contempla compras físicas e levantamentos na rede multibanco neste período, refletindo a retoma da economia.
Os responsáveis pelo maior aumento do consumo em Portugal face a 2020 são mesmo os turistas estrangeiros, uma vez que o aumento do valor das operações foi de 47%. Já o dos portugueses foi de apenas 9%. Ainda assim, observa-se que os estrangeiros gastaram menos 18% do que no verão de 2019, enquanto os portugueses gastaram mais 6%.
E onde é que o dinheiro foi gasto? De acordo com os dados inscritos na infografia intitulada “As Férias em Portugal 2021”, foi registada uma recuperação do consumo no setor do turismo, um dos mais afetados pela pandemia. Face a 2020, observou-se um aumento de 37% nos valores das compras físicas com cartão na rede multibanco no alojamento, lazer, restauração e transportes. O consumo praticamente recuperou face aos valores gastos nestes setores em 2019, já que registou uma ligeira descida de -1%.
Onde é que passaram férias de 2021?
Olhando para as várias regiões do país, salta à vista várias em que se registou o aumento do consumo nos meses de verão face a 2020: na Região Autónoma da Madeira (+26%), Açores (+19%) e Algarve (+18%). A subida mais baixa foi mesmo registada no Alentejo e ainda assim foi de 10%.
Comparando com os dados do verão de 2019, a variação do valor das operações foi positiva oscilando entre os 16% na Madeira e os 3% do Algarve. Mas houve uma exceção: Lisboa e Vale do Tejo registou uma descida na ordem dos -6%.
Observando os concelhos com maior aumento no valor das operações no verão de 2021 face ao mesmo período de 2019, destaca-se Porto Santo (+26%), sendo seguido por Santa Maria da Feira (+14%), Angra do Heroísmo (+13%), Guimarães (+10%).
Quem são os estrangeiros que gastaram mais?
No total de compras, o valor movimentado por cartões estrangeiros em Portugal pesou 10%. Note-se que em 2020 este peso não passou dos 7% e em 2019 estava nos 13%.
Entre as nacionalidades que mais gastaram em território nacional, a França aparece em primeiro lugar representando 33% do valor total das operações com cartões internacionais. Logo a seguir estão os espanhóis com 13% e os britânicos com 11%. Os alemães, suíços e holandeses seguem-se na lista representando 5% cada.
Viajar para o estrangeiro?
As restrições às viagens ao estrangeiro ainda eram várias durante o verão de 2021. Ainda assim, nada impediu que os portugueses viajassem para outros países, já que houve um aumento do valor das operações com cartões lá fora de 60% face a 2020. Mas note-se que o verão passado foi marcado por ainda por mais medidas e restrições criadas no âmbito da pandemia.
Face ao verão de 2019 – antes da pandemia – o valor das operações ainda está aquém, já que é 20% inferior.
Por: Idealista