Apelido Neandertal

21:19 - 14/10/2021 OPINIÃO
GENEALOGIA por Manuel da Silva Costa | mscosta2000@hotmail.com

Os Neandertais (fig. 1 encontrado em Gibraltar) ou Sapiens arcaicos, devem a designação ao vale do mesmo nome, na Alemanha, onde os seus restos mortais foram descobertos em 1856.

Eram descendentes de uma migração vinda de África, 2 milhões de anos antes da chegada dos homens modernos e seguiram aproximadamente as mesmas rotas de expansão pela Eurásia e Oceânia.

Admite-se que a transição para o Neandertal surgisse na Europa, em clima frio, na passagem do Paleolítico Inferior para o Médio, há 400 000 anos. Achados arqueológicos na gruta da Aroeira em Torres Novas, apoiam a teoria.

Os Sapiens modernos ou Cromagnon, chegados a Portugal há 40 000 anos, coexistiram com os Neandertais nos 10 000 anos seguintes (fig.2, criança do Lapedo, 24 500 anos, com características de Cromagnon e de Neandertal). Os marcadores genéticos deste híbrido são tipicamente modernos (Y- I1b2 e mt.- U5b).

Julga-se que o(s) cruzamento(s) entre as duas espécies tenha ocorrido à chegada dos Cromagnon á Eurásia, há 65 000 anos. Curiosamente julga-se que o/a último/a Neanderthal desapareceu em Gibraltar ou em Portugal “só” há 28 000 anos…

Os Neandertais tinham capacidade craniana maior do que a nossa e o corpo adaptado ao frio, daí serem atarracados (1,54 m para mulheres e 1,66 m para homens), provavelmente ruivos sardentos e entre os traços fisionómicos apresentavam o nariz e as arcadas supraciliares prominentes e o queixo e a testa recuados.

Outras características atribuídas á herança genética que nos legaram são a tendência para a depressão; a cirrose; o Lupus; a doença de Crohn; o diabetes tipo 2; alergias… O risco de contrair grave infeção por coronavírus é mais elevado em certas populações (Índia, Paquistão, Bangladesh, Afeganistão) e essa incidência é atribuída a específica herança genética Neandertalense.

A percentagem de DNA Neandertal entre os Europeus é bastante uniforme (1,8 - 2,4%) ... Em três testes realizados na Universidade Sénior de Loulé, pela National Genographic, 1 deu 0,8% e os outros 1% e 1,2%...