Cinco barras marítimas estão hoje fechadas à navegação e outras duas condicionadas devido à agitação marítima, prevendo-se ondas até seis metros, informou a Marinha Portuguesa.
De acordo com informação disponível às 06:00 na página da Marinha na Internet, as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Vila do Conde e São Martinho do Porto estão fechadas a toda a navegação devido à agitação marítima forte, prevendo-se ondas até 6 metros.
A Marinha informa também que as barras de Aveiro e da Figueira da Foz estão fechadas a embarcações de comprimento inferior a 35 metros.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje na costa ocidental a norte do Cabo Raso ondas de noroeste com 4 a 4,5 metros, aumentando gradualmente para 4,5 a 5,5 metros.
Na costa ocidental a sul do Cabo Raso prevê-se ondas de noroeste com 2,5 a 3,5 metros, aumentando gradualmente para 3,5 a 4,5 metros.
Para a costa sul, o IPMA prevê ondas de sudoeste com 1 metro, aumentando para 1 a 1,5 metros.
Por causa da agitação marítima, o IPMA colocou hoje os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de agitação marítima forte, prevendo-se ondas de noroeste com 5 a 6 metros.
O aviso laranja vai estar em vigor entre as 21:00 de hoje e as 20:00 de sábado.
O IPMA colocou também sob aviso, mas amarelo (o terceiro mais grave de uma escala de quatro) os distritos de Setúbal, Beja e Faro devido à previsão de ondas de noroeste com 4 a 5 metros, entre as 12:00 de hoje e as 20:00 de sábado.
A precipitação por vezes forte esperada para os próximos dias levou também o IPMA a emitir aviso amarelo para os distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto entre as 12:00 de sexta-feira e as 06:00 de sábado.
O aviso laranja corresponde a uma situação meteorológica de risco moderado a elevado, enquanto o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes do tempo.
Por: Lusa