Aqua Portimão lança as sementes para projeto de horta urbana

16:34 - 09/09/2021 PORTIMÃO
O centro comercial convida todos os curiosos, amadores e profissionais da Agricultura Urbana a se envolverem no mais recente projeto: uma Horta Urbana.

Dia 11 de setembro, às 11h30, são lançadas as primeiras sementes num espaço especialmente criado para produzir alimentos de forma prática, eficiente e ecológica ao longo de todo o ano. 

O Aqua Portimão alia o conhecimento à prática para apresentar à comunidade o seu mais recente projeto que visa debater a importância da alimentação saudável, agricultura biológica, preocupações ambientais e espírito solidário. A Horta Urbana inaugura dia 11 de setembro, às 11h30 através de uma Green Talk e primeira sementeira por um Groower da Noocity. Durante todo o ano vão ser promovidos workshops e iniciativas relacionadas com esta temática.

A problemática da alimentação tem vindo a ganhar força na última década e as hortas urbanas ganharam espaço próprio nas cidades como fontes de recursos para populações mais carenciadas, espaço para desenvolvimento de alimentos saudáveis, lugar de educação ambiental e alimentar para os mais novos, palco de ligação e sentido de comunidade. É neste enquadramento de comunidade e forte compromisso pela sustentabilidade e proteção do ecossistema, que nasce o mais recente projeto do Aqua Portimão, enquadrado no eixo de responsabilidade social Act 4 Good®.

A Horta Urbana é uma parceria com a start-up portuguesa Noocity, focada no desenvolvimento de produtos e serviços inteligentes para a prática da Agricultura Urbana doméstica. Com um conceito de permacultura, estas hortas são capazes de gerar alimentos durante todo o ano, de forma eficiente, ecológica e saudável.

Este espaço de cultivo estará disponível de forma permanente no piso 2, na zona exterior da restauração, de acesso livre para visitar, onde crianças e adultos vão poder assistir ao crescimento das frutas, legumes e vegetais, à colheita e nova sementeira, para além de reforçar a mensagem de que é possível e, cada vez mais necessário, encontrarmos formas de produzir alimentos sustentáveis que permitam alimentar a população de forma nutritiva e cuidar do planeta. Em números:

Área verde produtiva: 9 m2

Produtividade anual de hortícolas: 220 kg

Economia anual de água: 59.000 L *

Redução anual CO2: 460kg

Reciclagem anual de resíduos orgânicos: 180kg

* Por comparação com uma horta tradicional, no solo, da mesma dimensão.

Adicionalmente, o Aqua Portimão vai receber workshops ao longo do ano com o Groower da Noocity para partilhar os seus conhecimentos e envolver o público nesta tendência crescente, para além de desenvolver ações com a população, escolas, instituições locais.   

Preparado para despertar o agricultor urbano que há em si? O Aqua Portimão lança as sementes para este novo projeto e convida todos os aspirantes a iniciarem, ou desenvolverem, os seus conhecimentos nesta área, arregaçarem as mangas e colocarem as mãos na terra.