Integrada no programa “Dieta Mediterrânica Todo o Ano” tem lugar, no dia 31 de janeiro, entre as 10h00-13h30, no Museu Municipal de Tavira – Palácio da Galeria, a oficina “Talegos e taleguinhos”, sob a orientação de Maria José Torres (artesã e associada da ASTA- Associação e Artes e Sabores de Tavira) e Isabel Fernandes (Técnica Superior de Património Cultural da Câmara Municipal).
Tendo como função guardar e transportar as mais diversas coisas, nomeadamente, pão, grão, ervilhas, chás e ervas aromáticas, “as chamadas bolsas de trapo tiveram grande importância no século passado em todas as casas, mais ainda na zona rural. (…) Uma pequeníssima bolsinha atada com um cordel era a carteira dos negociantes menos abastados da época”, esclarece Maria José Torres.
Os talegos resultavam do aproveitamento de restos de tecidos e trapos, uma forma de reciclar e confecionar peças úteis de utilização doméstica.
A ação, no montante de €2,00, destina-se a um número mínimo de 6 participantes e um máximo de 10, devendo os interessados fazerem-se acompanhar de restos de tecidos, cordão ou nastro, e caixa de costura (agulha e linhas).
Os interessados deverão preencher a ficha de inscrição e remeter ao Serviço Educativo do Museu Municipal de Tavira, através do email edu.museus@cm-tavira.pt ou entregar na receção do Museu Municipal de Tavira - Palácio da Galeria (aberto de terça-feira a sábado, das 10h00-16h30).
Mais informações através do número 281 320 500 (ext. 2162).
“Dieta Mediterrânica Todo o Ano” é um programa de atividades de salvaguarda da Dieta Mediterrânica que visa divulgar as múltiplas dimensões do estilo de vida e da paisagem cultural mediterrânica, tendo por base o seu carácter cíclico. O programa integra passeios de interpretação do território, demonstrações, sessões de desenho e oficinas em torno dos saberes-fazeres mediterrânicos. As atividades são promovidas pelo Município de Tavira e contam com a colaboração dos habitantes locais e parcerias com outras instituições, integrando o saber empírico e o saber científico.
Por: CM Tavira