Sector espera ano turístico melhor que 2014

09:35 - 15/01/2015 ATUALIDADE
Os resultados globais de 2015 para o turismo nacional vão ser melhores ou muito melhores do que os de 2014.

A previsão é avançada na 46a edição do Barómetro do Turismo – iniciativa do IPDT. Das respostas obtidas, 80 por cento espera que o turismo nacional tenha melhores resultados globais em 2015 e 3,8 por cento admite mesmo que serão muito melhores, comparando com 2014. Refira-se que 15 por cento das respostas apontam para um desempenho igual ao ano 2014.

O índice de confiança médio no desempenho do sector do turismo atingiu, no final de 2014, o valor mais elevado desde Março de 2010, chegando aos 76,3 pontos, um acréscimo de 2,3 pontos face ao último registo observado em Abril de 2014, indicam as conclusões do Barómetro.

A maioria dos inquiridos (61,3 por cento) considera que o desempenho do turismo nacional ao longo do ano passado, no que respeita ao investimento realizado em promoção interna, correspondeu às expectativas, tendo estas sido superadas na opinião de 30 por cento das respostas obtidas. Por sua vez, o desempenho do turismo face ao investimento em promoção externa registou melhor avaliação, tendo sido classificado pelos membros que responderam como acima das expectativas (48,1 por cento) ou dentro das expectativas (45,6 por cento).

O Barómetro do Turismo do IPDT aborda ainda a decisão da Autarquia de Lisboa de introduzir uma taxa turística no Município. Os dados revelam que a grande maioria discorda da medida (75 por cento dos respondentes), alegando que a mesma não traz qualquer benefício ao destino, podendo mesmo retirar competitividade e prejudicar a imagem da capital, que vive atualmente um bom momento em termos de desempenho turístico. Os 25 por cento de respondentes que concordam com a medida defendem que a taxa seja aplicada a nível nacional e apenas a estrangeiros, sendo a receita utilizada exclusivamente para fins turísticos.

O Barómetro do Turismo é um projeto do IPDT lançado em 2006 que conta com a participação de profissionais e líderes das principais empresas e instituições do sector do turismo nacional.

 

Por Publituris