O Centro da Vacinação de Lagoa validado e pronto a ser utilizado

08:58 - 11/04/2021 LAGOA
A implementação do Centro de Vacinação de Lagoa está concluída e o mesmo está pronto para receber os cidadãos na segunda fase de vacinação.

A estrutura criada para apoio à segunda fase de vacinação contra a COVID-19 foi validada pelo Agrupamento de Centros de Saúde do Algarve (ACES II, Barlavento) já se encontra à disposição da Administração Regional de Saúde do Algarve para iniciar a sua utilização.

Lagoa, passa assim, a fazer parte dos 150 centros de vacinação dispersos por todo o país, nesta segunda fase da vacinação, seguindo todos os critérios exigidos pela DGS.

No passado dia 8 de março, a direção do ACES II Barlavento reuniu com o executivo do Município de Lagoa com o objetivo de identificar a melhor localização e forma de instalar o Centro de Vacinação de Lagoa.  Perante a apresentação por parte do Município de três possibilidades, o local escolhido foi junto ao Centro de Saúde de Lagoa e a solução logística a de montagem de uma tenda adaptada às necessidades e de acordo com a exigência da Direção Geral de Saúde.  

Após os trabalhos de instalação e preparação, um representante da direção do ACES II (Barlavento) visitou a 6 de abril as novas instalações com o objetivo de verificar o cumprimento das normas da DGS. Já validado, o Centro de Vacinação de Lagoa está agora pronto a ser utilizado. A gestão deste equipamento fica a cargo do ACES Algarve II (Barlavento) que deverá definir o calendário e a duração do período da vacinação massiva.

O Centro de Vacinação de Lagoa é composto, por uma área de receção, sala de espera e sala de recobro, ambas com a capacidade de permanência simultânea para 25 utentes, 5 gabinetes de vacinação com capacidade para vacinar cerca de 40 utentes por hora, sala de preparação de vacinação e sala de emergência.   

«O Município de Lagoa, suportou todos os custos da instalação do Centro de Vacinação e cumpriu com o compromisso assumido, para que todos os Lagoenses possam ser vacinados de forma mais célere, em massa e em segurança», declarou o presidente Luís Encarnação.

 

Por: Município de Lagoa