Principais acontecimentos registados no dia 03 de janeiro
1787 - É inaugurado o Observatório Astronómico da Academia de Ciências em Lisboa, no Castelo de São Jorge.
1795 - A Rússia e a Áustria assinam o tratado para a partilha da Polónia.
1875 - Morre o filólogo francês Pierre Larousse, editor do Dicionário Larousse.
1917 - Grande Guerra de 1914-18. O Corpo Expedicionário Português embarca para a Flandres, sob o comando do general Gomes da Costa.
- Grande Guerra de 1914-18. Convenção com a Grã-Bretanha para regulamentar a participação na frente europeia. O Corpo Expedicionário Português fica subordinado às forças armadas britânicas.
1921 – Primeira reunião do Parlamento indiano.
1935 - Referendo no Sarre. 90% da população vota a favor da união com a Alemanha de Hitler.
1940 - Abre a Casa do Gaiato.
1942 - II Guerra Mundial. Tropas japonesas começam o cerco a Bataan.
1959 - Tumultos em Leopoldville, no Congo, contra a presença colonial.
1960 - Álvaro Cunhal, líder do PCP, evade-se do Forte Peniche com outros nove prisioneiros políticos da ditadura de Oliveira Salazar.
1961 - A questão dos primeiros refugiados cubanos agrava a tensão nas relações entre os Estados Unidos e Cuba.
1966 - É criada a Organização de Solidariedade dos Povos da Ásia, África e América Latina, no âmbito da Conferência de Solidariedade Tricontinental.
1967 - Jack Ruby, o homem que matou o alegado assassino do presidente dos EUA John F. Kennedy, Lee Harvey Oswald, morre vítima de cancro.
1968 - Agostinho Neto, líder do MPLA, anuncia em conferência de imprensa, em Brazzaville, a abertura da sede do movimento em território angolano.
1970 - É proclamada a Constituição do Congo-Brazaville, que adota o nome de República Popular do Congo.
1975 - Começa a Cimeira de Mombaça entre os três movimentos angolanos de libertação, MPLA, Unita e FNLA.
1976 - A imprensa francesa denuncia a morte de pelo menos 60 mil timorenses, durante a invasão de Timor-Leste pela Indonésia.
1977 - Tomam posse os primeiros autarcas eleitos em Portugal desde o final da I República, em 1926.
- O Fundo Monetário Internacional concede 4.000 milhões de dólares ao Reino Unido, o maior empréstimo nos seus 30 anos de existência.
1980 - Tomada de posse do VI Governo Constitucional, liderado por Francisco de Sá Carneiro. Cessa funções o Governo de Maria de Lourdes Pintasilgo.
1983 - O líder religioso iraniano Ayatollah Khomeini apela aos muçulmanos de todo o mundo para que se revoltem contra o domínio dos EUA e da URSS.
1984 - O presidente tunisino declara o estado de emergência e impõe o recolher obrigatório na tentativa de conter os tumultos provocados pelo aumento do preço do pão. As cidades de Tunes e Sfax somam 25 mortos e dezenas de feridos.
1986 - Os edifícios do Diário de Notícias e da Central Tejo, em Lisboa, assim como o do Arquivo Distrital de Faro são classificados imóveis de interesse público.
1988 - A caravela portuguesa Bartolomeu Dias, réplica das naus do século XVI, larga da Ilha de Santa Helena, iniciando a última etapa até Mossel Bay, na África do Sul.
- A primeira-ministra britânica Margaret Thatcher bate o recorde de permanência no cargo, somando oito anos e 244 dias consecutivos no poder.
1989 - Abre o concurso para o licenciamento de rádios locais e regionais, em Portugal. Cerca de 300 estações candidatam-se às 402 frequências disponíveis no espectro radioelétrico.
- O poeta português Eugénio de Andrade recebe o Prémio D. Dinis, da Fundação Casa de Mateus.
1990 - Zita Seabra, destacada militante comunista, antiga dirigente da UEC, é expulsa do PCP.
- Manuel Noriega, presidente deposto do Panamá, abandona a Nunciatura, onde se refugiara, e entrega-se às autoridades norte-americanas.
1992 - Mais de 300 mil pessoas manifestam-se em Argel contra a Frente Islâmica de Salvação, prestes a obter a maioria na segunda volta das legislativas.
1993 - Os presidentes dos EUA e da Rússia, George Bush e Boris Ieltsine, assinam, em Moscovo, o Tratado START sobre a redução de armamento estratégico. O facto marca o fim da Guerra Fria.
1994 - O serviço telefónico Linha Emergência - Criança Maltratada é lançado em Portugal.
- A queda de um avião Tupolev-154 na Sibéria causa a morte de 125 pessoas.
2002 - O Ministério Público português deduz acusação contra o antigo presidente do Benfica, João Vale e Azevedo, no âmbito do caso Euroárea.
- O exército israelita começa a retirada de quatro cidades da Cisjordânia.
2003 - Morre o escritor catalão José Maria Gironella, 85 anos, em Arenys de Mar, Barcelona.
2004 – Acidente aéreo de Charm-El-Cheikh, no Egito, faz 148 mortos, entre os quais 135 franceses.
2005 - Abre a cadeia para mulheres em Santa Cruz do Bispo, em Matosinhos, primeira prisão de gestão partilhada público-privada, em Portugal. A inauguração oficial fica marcada para 31 de janeiro.
2006 - O governo francês levanta o estado de emergência decretado em novembro, durante a vaga de violência nos arredores de Paris que alastrou a outras zonas suburbanas.
2007 - O presidente da República, Cavaco Silva, promulga a nova Lei das Finanças Locais, cinco dias depois de o Tribunal Constitucional ter declarado a constitucionalidade do diploma.
2008 - Morre o pintor surrealista Fernando José Francisco, aos 85 anos, de doença respiratória prolongada, no hospital de São José, em Lisboa.
2010 - O cientista Alberto Ralha, antigo secretário de Estado do Ensino Superior do XI Governo Constitucional, presidido por Cavaco Silva, morre na sua casa, na Costa de Caparica, aos 88 anos.
2012 – Morre Bob Weston, guitarrista britânico que integrou os Fleetwood Mac, aos 64 anos, perto de Londres, Reino Unido.
2014 - Phil Everly, dos Everly Brothers, duo famoso no final da década de 1950, aos 74 anos, em Burbank, na Califórnia.
- Morre Saul Zaentz, célebre produtor de Hollywood, aos 92 anos, em São Francisco.
Este é o terceiro dia do ano. Faltam 362 dias para o termo de 2015.
LUSA/Fim.