CÂMARA DE FARO ATRIBUI MAIS 4 TOPÓNIMOS NA CIDADE

10:01 - 02/02/2021 FARO
Medida tem em vista a atualização e regularização de arruamentos sem toponímia e a reorganização de outras situações identificadas pelos serviços

O Município de Faro deliberou, na sua reunião de câmara de 1 de fevereiro, no seguimento do levantamento que os serviços da autarquia realizam continuamente e em conformidade com as sugestões da Comissão Municipal de Toponímia, reunida no passado dia 24 de junho, aprovar quatro novas atribuições toponímicas na cidade (União de Freguesias de Faro), que se identificam abaixo:

- “Passeio Fernando Silva Grade”- Este novo topónimo, situado no Parque Ribeirinho, homenageia um ilustre farense, falecido em setembro de 2019, Fernando Silva Grade. Biólogo de formação, foi um conceituado artista plástico e um ativista ambiental, defensor de causas cívicas e acérrimo defensor do património cultural e arquitetónico algarvio e farense. A Câmara de Faro agraciou-o com a medalha de mérito grau ouro em 2018, no seu dia da Cidade, 7 de setembro e vem agora perpetuar, com esta atribuição, o seu nome e a nobre causa que abraçou.

 -“Travessa da Penha”, arruamento que liga a Estrada da Penha à Rua Jornal “O Algarve” e que não tinha qualquer designação. Esta atribuição, proposta pelos serviços da autarquia, foi validada pela Comissão Municipal de Toponímia, na reunião de 24/06/2020.

- “Beco da Horta do Ferragial”, situado na rua Eng.º Aboim Sande Lemos. Nesta zona da cidade, conhecida como a Horta do Ferragial, nenhum arruamento perpetuava esta memória do sítio, pelo que se considerou útil  a atribuição deste topónimo. Esta atribuição foi igualmente proposta pelos serviços da autarquia e validada pela Comissão Municipal de Toponímia, na sua última reunião.

- “Passeio dos Poetas”- Por proposta da Comissão Municipal de Toponímia, foi atribuída esta designação a um dos arruamentos do Parque Ribeirinho (o passeio tem continuidade com o Passeio Fernando Silva Grade), por forma a homenagear grandes autores portugueses, com especial destaque para autores algarvios. Pretende-se a futura colocação, em suportes a definir, de extratos de poemas destes autores.

 

Por: CM Faro