Município de Aljustrel assinou contrato para ampliar Centro Escolar Vipasca

14:54 - 13/01/2021 ALENTEJO
O Município de Aljustrel assinou ontem, terça-feira, dia 12, nos Paços do Concelho, o contrato de adjudicação da Empreitada da Ampliação do Centro Escolar Vipasca.

Contrato, este, que será agora apreciado pelo Tribunal de Contas. Está ainda esta autarquia empenhada em envidar todos os esforços para conseguir também mais um reforço financeiro para a construção total desta obra.

Pretende a câmara municipal, com esta nova infraestrutura, complementar o conjunto de edifícios escolares já existentes, nomeadamente numa parcela de terreno com aproximadamente 2,6 hectares.

Esta empreitada possibilitará a construção de um novo edifício autónomo que permitirá reforçar as valências existentes de ensino Pré-escolar e Ensino Básico do 1.º ciclo. Edifício, este, que se desenvolverá em dois pisos, interligados por escadas e ascensor dimensionado para a circulação de pessoas com mobilidade condicionada.

Estão previstas salas de aulas, salas polivalentes e de atividades diversas e gabinetes de trabalho para professores e salas para pessoal não docente, bem como instalações sanitárias. A área total de construção que se pretende levar a efeito é de 1473.90 metros quadrados, aos quais acresce uma área de 459,30 metros quadrados de zonas exteriores cobertas.

Esta nova construção apresentará, por isso, todas as valências técnicas, programáticas e ambientais para proporcionar espaços de qualidade para todos os utilizadores, sejam alunos, professores ou auxiliares e funcionários de ação educativa.

O objetivo da Câmara Municipal de Aljustrel é continuar a proporcionar condições de excelência para a aprendizagem no concelho e dotar o parque escolar de mais e melhores condições.

Recorde-se que o Concelho de Aljustrel apresenta, a nível nacional, a segunda maior taxa de fecundidade do País, existindo, assim, sinais positivos de uma população em crescimento, pretendendo também com esta ampliação o município assegurar espaços físicos que possam dar resposta a todos e proporcionar a garantia de um ensino com qualidade.

 

Por: Município de Aljustrel