ACAPO/Algarve adquire nova viatura apoiada pela autarquia de Faro

11:27 - 11/01/2021 FARO
Na passada sexta-feira, dia 8 de janeiro, teve lugar na sede da Delegação do Algarve da Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal - ACAPO, a cerimónia de entrega de uma nova viatura que contou com o apoio da Câmara Municipal de Faro.

Estiveram presentes Ricardo Martins, Presidente da ACAPO/Algarve, Joana Afonso, Diretora Técnica da instituição na região e Carlos Baía, Vereador da Câmara Municipal de Faro com o pelouro da Ação Social, além de alguns sócios da instituição.

Segundo referiu o Vereador, «na região existem ainda grandes dificuldades na coordenação dos transportes públicos, o que dificulta a mobilidade de pessoas com algum tipo de deficiência que necessitem de se deslocar para fins profissionais ou outros». Neste sentido, «sem um carro, na região é muito difícil fazer vida», reconheceu.

Carlos Baía mostrou-se satisfeito com o apoio dado, não só à ACAPO, «mas a todas as instituições que têm recorrido ao programa da autarquia para esse fim». Explicou que se trata de um programa específico de apoio às instituições de cariz social, mas também cultural e desportivo, sendo que a viatura «é apenas um dos eixos da nossa ação, já que apoiamos também pequenas obras, algumas atividades que vão sendo realizadas ao longo do ano, bem como no pagamento de parte da renda quando nos é solicitado». Perante projetos concretos, «estes são analisados e, quando é possível e assim se justifique, a autarquia presta esse apoio como aconteceu com a entrega da nova viatura à ACAPO».

Para Ricardo Martins, «a viatura vai permitir que trabalhemos mais no nosso objetivo de uma verdadeira inclusão dos deficientes visuais na sociedade algarvia». O responsável falou das «conhecidas dificuldades» que os utentes e sócios atravessam em termos de mobilidade, «sendo que a melhor resposta que temos ao nosso dispor é ter mais esta viatura para que sejam os técnicos a ir ao encontro de quem mais necessita nos vários pontos do Algarve. É nesse sentido que muito agradecemos à autarquia de Faro por dispor deste programa de apoio, que muito beneficia as associações do concelho onde nos incluímos». Nas mesmas declarações, o presidente da ACAPO /Algarve sublinhou que, tal como a autarquia está pronta para apoiar as instituições, «nós também nos colocamos nessa posição ao serviço da comunidade e do município farense».

Segundo Joana Afonso, «temos vivido tempos difíceis com esta pandemia e com a falta de uma nova viatura, situação que certamente irá melhorar agora com a concretização desta necessidade. A partir deste momento, vamos fazer um maior trabalho de divulgação dos nossos serviços para que a mensagem chegue a todos; sócios e utentes e mesmo a quem ainda não sabe sobre os recursos que temos ao nosso dispor e que deles possa necessitar». Para isso, a mesma responsável diz estar a preparar uma campanha de divulgação ampla junto das entidades regionais, meios de comunicação social, autarquias e outras, «para fazer chegar mais longe a nossa missão que é ajudar as pessoas com deficiência visual da região e todos aqueles que necessitem dos nossos serviços».

 

Por: ACAPO