Turismo é campeão da economia com crescimento que deve ser realçado

09:11 - 18/12/2014 ECONOMIA
O secretário de Estado do Turismo considerou hoje que este "continua a ser um campeão da economia" portuguesa que deve ser realçado, por registar um crescimento no número de dormidas, que, em outubro, superaram o recorde de 2013.

Segundo os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) hoje divulgados, em outubro a hotelaria portuguesa registou 4,2 milhões de dormidas e 1,5 milhões de hóspedes, valores que representam crescimentos de 13,9% e 14%, respetivamente, em relação ao mesmo mês do ano passado.

"Já estamos no melhor ano de sempre. As dormidas em Portugal já superaram o ano recorde de 2013", disse à agência Lusa Adolfo Mesquita Nunes, que hoje participou numa sessão de esclarecimento sobre o Novo Regime Jurídico do Alojamento Local, em Portimão.

Para o governante, o turismo "é um setor campeão e deveria ser realçado na recuperação da economia portuguesa", acrescentando que "isto é muito importante para aqueles que acham que este crescimento cai do céu".

Adolfo Mesquita Nunes considerou que o crescimento do turismo em Portugal triplicou em relação a Espanha, o que "acontece pela primeira vez em muitos anos", atribuindo o crescimento do número de turistas e dormidas" a uma promoção muito mais eficaz".

O secretário de Estado do Turismo alertou para a necessidade de continuar a trabalhar para que "os números que estão a ser obtidos este ano sejam sustentáveis".

"Temos o plano de combate à sazonalidade para podermos atenuar a sazonalidade no Algarve, o que, certamente, irá contribuir para um aumento do turismo", sustentou.

De acordo com os dados do INE, Portugal registou em outubro passado, 3,3 milhões de dormidas de não residentes, o que representa um crescimento homólogo de 14,4%, tendo as dormidas de residentes aumentado 12,5%, para um total de 951,5 mil.

Para o INE, o crescimento "terá sido influenciado pela realização de um conjunto de eventos internacionais relacionados com desportos náuticos, bem como por condições meteorológicas particularmente favoráveis de lazer", sublinhando que em outubro "os valores de temperatura média foram muito superiores à normal, tendo sido o outubro mais quente desde 1931".

 

Por: Lusa