Requalificação da Envolvente à Casa do Sal avança para obra

16:23 - 11/12/2020 CASTRO MARIM
Foi hoje assinada a consignação da Requalificação do Espaço Multifuncional Envolvente à Casa do Sal, uma obra financiada no âmbito do Programa CRESC ALGARVE 2020 [Prioridade de Investimento 6.5], um projeto incluído no Plano de Ação - PARU, apoiada por Portugal e União Europeia, cofinanciada a 65% pelo FEDER.

A obra, que representa um investimento total de cerca de 900 000,00 euros, deverá avançar dentro de poucos dias.

Esta é uma das intervenções urbanísticas mais aguardadas na vila de Castro Marim, que passa pela requalificação e valorização deste espaço público, zona onde se realizam os mercados mensais e zona de acesso à Casa do Sal e ao centro da vila. Com uma preocupação estética e de harmonização para esta nova zona de centralidade de Castro Marim, o projeto tem também o objetivo de valorizar os modos suaves de mobilidade, contemplando várias zonas pedonais e uma área de jardins que priorizou a preocupação ambiental atual, tendo sido realizada uma redução de 3200m2 para cerca de ½ de espaço ajardinado. Predominarão os materiais e as técnicas tradicionais da região, como o reboco tradicional, o ladrilho regional ou as cantarias em pedra calcária.

“Lamentamos que o município tenha estado em risco de perder esta candidatura pré-aprovada em 2017, à conta das dificuldades geradas pela maioria da oposição. Mesmo assim, a obra que agora se apresenta teve que suprir uma componente importante do projeto inicial, por ser hoje mais cara, circunstâncias do mercado. É um investimento determinante que se inclui no processo de regeneração da vila de Castro Marim, que levou também à criação de uma ARU (Área de Reabilitação Urbana), com benefícios fiscais para os particulares”, salientou a vice-presidente e vereadora com o pelouro do Desenvolvimento Económico, Filomena Sintra.

 

Por: CM Castro Marim