Hoje é sexta-feira, 12 de dezembro, tricentésimo quadragésimo sexto dia do ano. Faltam 19 dias para o final de 2014.Este dia é dedicado a Nossa Senhora da Guadalupe, Padroeira da América Latina.Nos céus, a Lua encontra-se na Fase Minguante. Quarto Minguante, dia 14, às 12:51.
O sol nasce às 07:45 e o ocaso regista-se às 17:15.
No porto de Lisboa, a preia-mar verifica-se às 06:26 e 18:54, a baixa-mar, às 12:30.
Os nascidos nesta data pertencem ao signo Sagitário, destacando-se o romancista francês Gustave Flaubert (1821), o poeta e político mexicano Ignácio Manuel Altamirano (1834), o político e economista português Ezequiel de Campos (1874), o jornalista português Acúrsio Pereira, chefe de redação do extinto O Século (1891) e de Frank Sinatra (1915).Nesta data, em 1642, o navegador holandês Abel Tasman descobria a Nova Zelândia. Em 1901, o engenheiro italiano Marconi efetuava a primeira comunicação por telegrafia sem fios entre o Reino Unido e S. João da Terra Nova. Em 1910, era fundada a Associação dos Bombeiros Lisbonenses. Em 1920, era proclamada a lei marcial em Cork, na Irlanda.Em 1959, a Assembleia Geral da ONU fundava o Comité dos Seis para defesa dos princípios de descolonização. Três anos mais tarde, em 1962, as Nações Unidas aprovavam a moção que estabeleceu o programa especial de assistência técnica, formação e treino de dirigentes dos movimentos de libertação dos territórios sob administração portuguesa.
Em 1963, o Quénia ascendia à independência. Em 1969, o Governo militar grego, acusado repetidamente de violação dos direitos humanos, retirava o país do Conselho da Europa, antes da prevista expulsão. Em 1976, realizavam-se em Portugal as primeiras eleições livres, por sufrágio direto e universal, para as autarquias locais. Em 1978, os jornalistas portugueses faziam a primeira greve após o 25 de Abril.Em 1981, era proclamada a lei marcial na Polónia. Em 1986, era assinada a escritura constitutiva da agência noticiosa Lusa, cooperativa de interesse público, resultante da fusão da ANOP com a NP. Em 1987, morria o futebolista Julien Darui, 81 anos.Em 1990, começava, em Xapuri, Brasil, o julgamento dos assassinos do sindicalista Chico Mendes. Viriam a ser condenados a 19 anos de prisão. Em 1993, as eleições parlamentares na Rússia davam a vitória ao Partido Nacionalista, de Vladimir Jirinosvski. Em 1994, o Supremo Tribunal do Brasil absolvia, por falta de provas, o antigo presidente Fernando Collor de Mello, acusado de corrupção passiva.
Em 1996, o Parlamento de Cabo Verde ratificava a adesão do país à CPLP. Em 1997, começava o julgamento de Ilich Ramirez Sanchez, ou Carlos, O Chacal, em Paris. Em 1998, as atletas portuguesas Fernanda Ribeiro, Helena Sampaio e Albertina Dias conquistavam o título europeu de crosse.Em 2000, o magnata russo dos media, Vladimir Gusinski, era detido em Espanha. Em 2002, a Coreia do Norte anunciava a reativação do programa nuclear, suspenso desde 1994 no âmbito do acordo com os Estados Unidos.
Em 2003, começava a Conferência Intergovernamental Europeia, sobre a proposta de Constituição. Em 2004, o FC Porto conquistava a Taça Intercontinental de Futebol. E a seleção portuguesa feminina de corta mato vencia o Campeonato Europeu, na Alemanha.
Em 2005, o Banco Alimentar Contra a Fome recebia o Prémio Direitos Humanos da Assembleia da República. "Good Night and Good Luck", de George Clooney, recebia o prémio de Filme do Ano da National Board of Review of Motion Pictures. No mesmo dia, morria Gyorgy Sandor, 93 anos, pianista húngaro.
Em 2006, o líder da oposição na Bielorrússia, Alexander Milinkevich, recebia o Prémio Sakharov 2006. O antigo ditador da Etiópia Mengistu Haile Mariam, exilado no Zimbabué desde 1991, era considerado culpado de genocídio. A Fundação Internacional Mozarteum de Salzburgo disponibilizava na Internet todas as partituras de Mozart – http://dme.mozart.at. Morriam Óscar Klein, 76 anos, trompetista de jazz austríaco; e Peter Boyle, 71 anos, ator norte-americano, de “Frankenstein Jr.”, “Táxi Driver” e “Malcom X”.
Em 2007, o Conselho de Ministros aprovava a redução de 19 para apenas cinco as regiões de turismo, coincidentes com as regiões administrativas, que o ministro da Economia, Manuel Pinho, apresentou como "um esforço de racionalização". O Comité Olímpico Internacional decidia retirar à atleta norte-americana Marion Jones as cinco medalhas conquistadas nos Jogos de Sydney2000, depois da confissão pública de doping por parte da atleta. O músico norte-americano Ike Turner, ex-marido de Tina Turner, morria na Califórnia, na sua casa, devido a uma overdose de cocaína.
Em 2008, o arquiteto Carrilho da Graça era distinguido com o Prémio Pessoa por ter criado "uma obra coerente, que se adequa ao ambiente onde é instalada", de acordo com o presidente do júri, Francisco Pinto Balsemão. Bono, vocalista dos U2 e ativista pelos direitos humanos, era eleito em Paris "Homem pela Paz 2008" por personalidades laureadas com o Nobel da Paz. Morria o antigo Presidente cipriota Tassos Papadopoulos (de 2003 a 2008), que encarnou a ala dura do nacionalismo cipriota-grego, num hospital de Nicósia aos 74 anos.
Em 2010, Portugal obtinha a melhor prestação de sempre numa competição europeia de corta-mato, ao obter sete medalhas nas Açoteias, Albufeira. Em termos coletivos, a seleção nacional conseguia o terceiro triunfo consecutivo em seniores femininos, e Jessica Augusto arrecadava o primeiro ouro a título individual.
Em 2011, morria John Foley, cardeal norte-americano que foi porta-voz do Vaticano durante mais de duas décadas, aos 76 anos, em Filadélfia, nos Estados Unidos.
Em 2012, o Parlamento Europeu aprovava, em Estrasburgo, o orçamento da União Europeia para 2013, o último antes do próximo quadro plurianual, assim como um orçamento retificativo de seis mil milhões de euros para o ano em curso. A Coreia do Norte disparava um míssil de longo alcance, provocando reação negativa de vários países e instituições. Morria Joseph Woodland, um dos criadores do código de barras, representação gráfica que revolucionou o setor das empresas de distribuição, aos 91 anos, em New Jersey.
Em 2013, o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, divulgava um relatório que revelava que as armas químicas foram usadas no conflito sírio pelo menos cinco vezes. O português Diogo Carvalho conquistava a medalha de bronze nos 200 metros estilos do Europeu de piscina curta, em Herning, na Dinamarca.
Por Lusa