Cante Alentejano eleito Património Imaterial da Humanidade

09:11 - 28/11/2014 ATUALIDADE
A UNESCO proclamou, esta quinta-feira, dia 27 de novembro,em Paris, o cante alentejano como Património Imaterial da Humanidade, exatamente três anos depois de ter atribuído a mesma distinção ao Fado numa reunião na Indonésia.

O cante alentejano é um canto colectivo, sem recurso a instrumentos e que incorpora música e poesia.

O Comité Intergovernamental da UNESCO para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da Humanidade, aprovou a candidatura do cante alentejano e a sua inscrição na lista representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade.

A candidatura do cante alentejano a Património da Humanidade foi entregue à UNESCO em Março de 2013, depois de, em 2012, o Ministério dos Negócios Estrangeiros ter decidido adiar a sua apresentação, por considerar que o processo não reunia condições para ser aceite, indica a Lusa.

A candidatura foi promovida pela Câmara Municipal de Serpa/Casa do Cante, com o contributo da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, da Casa do Alentejo, em Lisboa, da Confraria do Cante Alentejano e da Moda – Associação do Cante Alentejano.