Festa da Espiga apurada para a final das 7 Maravilhas da Cultura Popular

10:48 - 24/08/2020 LOULÉ
A 1ª Meia-Final realizou-se em Salir com transmissão em direto na RTP1, onde se apuraram os primeiros 7 Finalistas às 7 Maravilhas da Cultura Popular®- Sical.

Realizou-se ontem 23 de agosto, a primeira Meia-Final em Salir, com transmissão em direto na RTP1 e RTP Internacional, e os 7 Patrimónios mais votados que ficaram apurados como Finalistas são:

  • Braga  - FESTAS DE SÃO JOÃO DE BRAGA - Braga
  • Castelo Branco - CRIPTOJUDAÍSMO DE BELMONTE - Belmonte
  • Faro - FESTA DA ESPIGA - Salir
  • Lisboa - COLETE ENCARNADO - Vila Franca de Xira
  • Lisboa - SANTO ANTÓNIO, FESTAS DE LISBOA - Lisboa
  • R.A. Madeira  - BAILINHO DA MADEIRA - Calheta
  • Viana do Castelo – ROMARIA DE SÃO JOÃO D’ARGA - Caminha

"Este será certamente um momento que ficará na história da freguesia de Salir. Foi com grande satisfação e um enorme orgulho, associado à grande responsabilidade de receber uma das meias-finais deste concurso em Salir, que aceitámos o honroso convite do presidente das 7 Maravilhas® e da RTP.

Isto é serviço público, para nós é muito importante, termos assim a oportunidade de promover a nossa freguesia, o concelho de Loulé e o Interior do Algarve, um interior repleto de História, cultura, gastronomia, artesanato, de paisagens deslumbrantes e gentes únicas no seu bem receber." palavras de Deodato João, Presidente da Junta de Freguesia de Salir  e Anfitrião da 1ª Meia-Final deste concurso.

“Foi uma meia-final que expressou bem o sentimento de orgulho nacional patente em todos os candidatos a concurso e que demonstra bem a força da cultura popular portuguesa, sobretudo num palco como a Vila de Salir, que acolheu esta meia-final, no coração de um Algarve muito turístico, mas que soube preservar e sabe disfrutar das suas tradições mais populares. Muito obrigado ás gentes de Salir que nos receberam.”, palavras de Luis Segadães, Presidente das 7 Maravilhas.

A estes 7 patrimónios FINALISTAS vão-se juntar os outros 7 que irão ser apurados no dia 30 de agosto, na 2ª Meia-final a realizar-se em Torres Novas.

A Gala da Declaração Oficial, realiza-se a 5 de setembro de 2020 em Bragança e será transmitida pela RTP, em horário nobre. Dos 14 finalistas apurados nas Meias-Finais, vão ser eleitos 7 patrimónios pelos portugueses como as 7 Maravilhas da Cultura Popular® - Sical.

A Festa Espiga em Salir teve início no dia 23 de maio de 1968, organizada pela Junta de Freguesia, mais propriamente pelo presidente de então, José Viegas Gregório, figura carismática e um grande impulsionador da sua terra natal.

Em Salir o Dia da Espiga, que de certa forma marca o início da época das colheitas, assume uma importância especial, uma vez que se aproveita esta data para levar até ao grande público as manifestações tradicionais mais características desta freguesia rural. Os intervenientes neste espetáculo ímpar no país preparam com certa antecedência os seus carros e durante o desfile vão oferecendo alguns dos produtos que transportam.

O cortejo etnográfico que desfila ao longo da principal rua da vila representa toda a atividade agrícola e artesanal da freguesia, em destilação, apicultura e extração de cortiça, o varejo do figo, parte que se encontra em vias de extinção, desde as sementeiras, mondas, ceifas, debulhas, fabricação de pão, apanha do medronho e amêndoa e alfarroba, artesanato de linho, lã, palma, esparto, cestaria de verga.

Para além disso há ainda a exibição de poetas populares declamando os seus poemas feitos de improviso e uma vasta exposição de maquinaria agrícola das diversas marcas existentes no mercado.

Uma das particularidades da Festa da Espiga é que a população tem ainda a possibilidade de deixar uma mensagem, em forma de poema ou quadra preparada ou apenas de improviso, às entidades governativas presentes, para pedir ou agradecer as obras feitas na terra.