Ação Lixo Marinho! no Mercado Municipal de Tavira para inspirar a mudança

09:03 - 14/08/2020 TAVIRA
Durante este Verão, o Mercado Municipal de Tavira acolhe uma banca dedicada ao projeto Ação Lixo Marinho!, um projeto de âmbito nacional,

 coordenado pelo Centro Ciência Viva de Tavira e que envolve 12 parceiros representativos das unidades territoriais conhecidas como NUTS II (Nomenclatura das Unidades Territoriais para Fins Estatísticos II).

Quem visita esta banca encontra uma amostra do tipo e da proporção de lixo que é possível encontrar no mar e nas praias, bem como informação sobre os impactos que estes causam na vida marinha, na economia local e na sociedade em geral.
    O projeto Ação Lixo Marinho! insere-se na temática da Literacia do Oceano, que pretende levar as pessoas a estabelecerem a relação consciente entre a saúde do Oceano Global e o bem-estar humano, sugerindo o desenvolvimento de uma economia circular de longo prazo no que diz respeito ao consumo e produção de resíduos.

 Estas ações de sensibilização para a problemática do lixo marinho realizadas no Mercado Municipal de Tavira incluem-se num conjunto de variadas atividades e estratégias previstas neste projeto e destinadas a envolver quer a comunidade em geral, quer o público escolar, sempre com o intuito de informar e conscientizar quem participa.

O grande objetivo do projeto Ação Lixo Marinho! é estimular a reflexão, inspirar a mudança de comportamentos e contribuir para o estabelecimento de gerações futuras que concebem o Oceano, os seus recursos e os serviços por ele prestados como uma riqueza a ser explorada com responsabilidade.
    O financiamento para o projeto Ação Lixo Marinho! provém do Fundo Azul, um mecanismo de incentivo financeiro do Ministério do Mar, destinado a “potenciar o desenvolvimento da economia do mar, apoiar a investigação científica e tecnológica, incentivar a proteção e monitorização do meio marinho e incrementar a segurança marítima”.

 Este é um projeto que se estende por todo o território nacional graças ao consórcio liderado pelo Centro Ciência Viva de Tavira, e do qual fazem parte mais 11 entidades portuguesas ligadas à promoção e divulgação de ciência (Centro Ciência Viva do Algarve, Centro Ciência Viva de Lagos, Centro Ciência Viva do Lousal, Centro Ciência Viva de Vila do Conde e Expolab – Centro Ciência Viva), investigação (ARDITI – Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação, o Instituto Português do Mar e Atmosfera, e a Universidade do Algarve), gestão ambiental (Agência Portuguesa do Ambiente e Cascais Ambiente) e à defesa do meio ambiente (Marmeu – Associação de Defesa do Ambiente).
    A banca do projeto Ação Lixo Marinho! no Mercado Municipal de Tavira poderá ser visitada entre as 9h30 e as 12h30, todas as sextas-feiras e sábados até ao próximo dia 12 de Setembro. A presença do projeto no mercado resulta da cooperação entre o Centro Ciência Viva de Tavira e a Câmara Municipal de Tavira.

Por: CM Tavira