A Procuradoria Geral da República confirma 60 buscas em diversos pontos do país, tendo sido emitidos mandados de detenção. A Polícia Judiciária deteve hoje o diretor nacional do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, Manuel Jarmela Palos, por suspeitas de corrupção na emissão de vistos "gold", disse à agência Lusa fonte do SEF.
Em comunicado, a Procuradoria Geral da República (PGR) esclarece que «no âmbito de um inquérito em investigação no Departamento Central de Investigação e Ação penal (DCIAP), estão em curso várias diligências, designadamente seis dezenas de buscas em diversos pontos do país, tendo sido emitidos mandados de detenção».
A PGR confirma ainda que neste inquérito, que está em segredo de justiça, estão a ser investigadas, entre outras, «matérias relacionadas com a atribuição de "vistos gold"». Em causa, estão «suspeitas de crimes de corrupção, tráfico de influências, peculato e branqueamento de capitais».
A investigação do DCIAP está a ser coadjuvado pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC) da Polícia Judiciária (PJ).
Entretanto, fonte do SEF disse à agência Lusa que a PJ deteve o diretor nacional do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, Manuel Jarmela Palos. A edição online do Correio da Manhã adianta ainda que também foi detido o presidente do Instituto dos Registos e Notariados, António Figueiredo, na mesma operação.
A Sic Notícias avança que também a secretária geral do Ministério da Justiça foi detida no âmbito desta operação.
Por Lusa