De acordo com informação disponível, no Posto de Comando Distrital, à data de hoje, informam-se dados referentes às ações de coordenação estratégica em matéria de prevenção, preparação e resposta, face à pandemia do novo coronavírus (COVID-19) no Algarve.
I Apoio à População
- Zonas de Apoio à População (ZAP) – Validadas pelas Autoridades de Saúde e instaladas nos 16 municípios da Região do Algarve.
o 70 Estruturas com capacidade de 3509 camas, de 3 Tipologias* (Isolamento profilático, Quarentena, Reserva social (apoio a lares)
POSIT à data de hoje:
Estão acionadas três ZAP, nos municípios de Albufeira e de Tavira, para quarentena/Isolamento profilático.
- Unidades Hoteleiras e Militares em reserva - Validadas pelas Autoridades de Saúde e instaladas nos 16 municípios da Região do Algarve. o 102 Estruturas, com capacidade de 1167 camas.
POSIT à data de hoje:
Está acionado um Hotel, no município de Loulé
Foram correspondidos todos os pedidos aos profissionais de serviços essenciais para isolamento social e dada resposta ao acolhimento dos respetivos dependentes, nas Escolas.
2. Apoio à Autoridade de Saúde
Centro Hospitalar Universitário do Algarve:
- Instalação de circuitos exteriores de doentes COVID nos Hospitais de Faro e de Portimão
- Ampliação da capacidade de internamento do Hospital de Faro:
- Pavilhão do Sporting Clube Farense (50 camas)
- Locais para desinfeção de ambulância e depósito de equipamento contaminados: - Hospital de Faro e Hospital de Portimão
- Estão preparados espaços para uma eventual necessidade de instalar Hospitais de Campanha, nomeadamente:
Faro – Pavilhão Desportivo Municipal da Penha
Portimão – Portimão Arena.
ACES: Apoio logístico, prestado pelos respetivos Serviços Municipais de Proteção Civil, para instalação da Área Dedicada ao COVID (ADC) nos municípios de: Albufeira, Faro, Lagos, Loulé, Olhão, Portimão, Silves, Tavira e VRSA.
3. Plano para realização de testes de rastreio nos lares de idosos e instituições similares Protocolo celebrado entre o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e o Algarve Biomedical Center (ABC)
(dados correspondentes ao período de 31 março, às 20:00 horas do dia 23 de abril)
o Executado - 48 estabelecimentos (utentes e funcionários), nos 16 municípios do Algarve
o 4062 testes realizados, (67,7% dos testes previstos)
o 151 re-testes - O transporte das equipas médicas é assegurado pelos Corpos de Bombeiros e Cruz Vermelha Portuguesa.
4. Mortuária
Ampliação da capacidade de receção de corpos nas morgues do CHUA (Portimão e Faro).
5. Transporte dedicado ao COVID
Criação de 2 Grupos de reforço sanitários, a constituir com meios da CVP, INEM e Bombeiros para assegurar a resposta no âmbito do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) e assegurar uma reserva estratégica regional para apoiar qualquer um dos municípios que possam vir a ser afetados com situações em massa. Planeamento de 1 pool de autocarros (tipo urbano) com capacidade de transportar pessoas com mobilidade reduzida.
6. Ações de formação/sensibilização, de âmbito regional, promovidas pelo Coordenador da execução da Declaração do Estado de Emergência no Algarve, Exmo. Secretário de Estado, José Apolinário:
14 abril - Ação de sensibilização, ministrada pelo ABC – Algarve Biomedical Center, em parceria com a Segurança Social, para utilização de Equipamentos de Proteção Individual, dirigida às IPSS e Lares de Acolhimento na Região do Algarve.
*16 abril – Ação de sensibilização e informação a migrantes asiáticos, nos municípios de Loulé e Silves, no âmbito do COVID-19, acompanhado de Sua Excelência a Secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Doutora Cláudia Pereira, com o apoio das Câmaras Municipais de Loulé e Silves.
*22 abril - Ação de sensibilização e informação dirigida às comunidades migrantes indostânicas, numa exploração agrícola, sita no sitio da Fazenda Nova, no sítio de Estiramantens, Tavira/Olhão, no âmbito do COVID-19, acompanhado de Sua Excelência o Ministro da Administração Interna, Dr. Eduardo Cabrita, Sua Excelência a Ministra da Agricultura, Dra. Maria do Céu Albuquerque, a Presidente da Câmara Municipal de Tavira, Dra. Ana Paula Martins, o Presidente da Câmara Municipal de Olhão, Dr. António Pina e da Alta Comissária para as Migrações, Dra. Sónia Pereira.
*No seguimento destas ações, foi estabelecido um fluxograma para as entidades com responsabilidade na área, com o objetivo de garantir o esclarecimento de todas as dúvidas das comunidades migrantes.
7. Situação Epidemiológica na Região do Algarve, de acordo com dados fornecidos pela Autoridade de Saúde Regional
Por: CDOS Faro
