Vitor Neto
NERA 30 anos em prol do desenvolvimento do Algarve

13:27 - 18/12/2019 LOULÉ
O Jantar comemorativo do 30º aniversário do Nera, que decorreu na sede da Associação no passado dia 6 de dezembro, foi um momento de convívio entre Empresários, Autarcas, Organismos Regionais, e outros convidados.

Vítor Neto, Presidente do Nera, começou por relembrar aqueles que estando desde o primeiro momento na constituição do Núcleo Empresarial da Região do Algarve (NERA), já não estão ente nós.

Congratulou-se com a presença da esmagadora maioria das Câmaras Municipais Algarvias, bem como, das Entidades Regionais, das Associações Empresariais Regionais, presentes no jantar. Realçou a importância da presença do Reitor da Universidade do Algarve, do Presidente da CCDR, do Presidente da AMAL, do Comandante da GNR e do Cónego César Chantre em representação do Bispo do Algarve. Um destaque especial para o grande impulsionador das Associações Empresariais Regionais o Comendador Rocha de Matos, bem como, do Presidente da AIP, José Eduardo Carvalho. Um agradecimento especial à presença dos dois convidados/oradores, a Escritora Lídia Jorge e o Eng.º João  Cravinho. 

Realçou a importância da presença dos partidos políticos presentes bem como da Srª Secretaria de Estado da Saúde, Jamila Madeira.

Vítor Neto, enfatizou o facto do NERA ter nascido da vontade de um conjunto de empresários algarvios na década de 80, vindo assim, a ser o primeiro Núcleo Regional da AIP comemorando os 30 anos como Associação Empresarial. Agradeceu o papel da Câmara Municipal de Loulé na pessoa dos três Presidentes de então, Joaquim Vairinhos, Seruca Emídio e Vítor Aleixo, que sempre foram parceiros ativos na implementação e desenvolvimento da associação.

O NERA engloba empresários de diferentes setores de atividade. O Turismo é um dos principais setores da economia Portuguesa e no Algarve em particular tem um papel de destaque e como costuma afirmar, Vítor Neto, “não temos no Algarve       turismo a mais, temos é outros setores a menos”.

Na intervenção do Comendador Rocha de Matos, Presidente da AIP no período de 1982 a 2011, logo no seu primeiro mandado, tornou prioritário o desenvolvimento dos Núcleos Regionais. No caso do Algarve o movimento nasceu da vontade de vários empresários algarvios que levaram a ideia junto da AIP em 1980. Ideia que foi agarrada pelo então presidente Rocha de Matos, tendo assim nascido o primeiro núcleo empresarial, o NERA, que se tornou autónomo da AIP no ano de 1989.

No final deixou uma menagem de apoio nestes 30 anos do NERA, referindo o muito que foi feito mas realçando que é importante continuar esta luta para fazer crescer a Região Algarvia.

"não temos no Algarve turismo a mais, temos é outros setores a menos"

O Presidente da Câmara Municipal de Loulé,  Vítor Aleixo, referiu que “a relação entre a autarquia e o NERA não podia ser melhor e que o historial de colaboração entre os autarcas Louletanos e o NERA tem sido constante ao longo dos vários mandatos. O Concelho de Loulé é um Concelho amigo das Empresas e das Famílias, tendo nos últimos anos aplicado as mais baixas taxas de impostos, contribuindo assim para a fixação das empresas e famílias no nosso Concelho”.

Após o jantar elaborado com requinte Algarvio, pela Tertúlia Algarvia, usou da palavra a escritora Lídia Jorge que sublinhou a importância dos diferentes saberes no desenvolvimento das empresas e das pessoas. Apelou à participação económica dos empresários no desenvolvimento da cultura algarvia.

Para encerrar o Eng.º João Cravinho referiu que “o grande desenvolvimento que o Algarve teve nos últimos 30 anos, era impossível perspetivar nessa época. Assim perspetivar o algarve para os próximos 30 anos não é desafio fácil, seguramente o turismo continuará a ter um papel importante na economia Algarvia, mas as outras atividades terão desenvolvimentos significativos. A ligação do Algarve a Espanha é já hoje e será no futuro mais forte que a ligação ao resto do Pais e por isso a importância da Regionalização num território tão autónomo como é o Algarve. O Algarve do futuro faz parte da Ibéria e deve ser pensado como fazendo parte desse grande território. Temos de pensar e implementar as nossas ideias e fortalecer o nosso relacionamento com Espanha”.