A ALGAR começou a traçar a sua estratégia para o Verão 2014 em maio passado em colaboração estreita com os responsáveis e técnicos dos 16 Municípios do Algarve e que resultaram de reuniões e definição de procedimentos operacionais a garantir na região nesta época sazonal.
Várias medidas foram equacionadas e adotadas pela ALGAR, em particular no reforço dos recursos humanos e operacionais para assegurar a qualidade na prestação do serviço de recolha dos resíduos de embalagens recicláveis que lhe é reconhecida. Também o aumento do número de viaturas para a recolha seletiva, a garantia de apoio operacional externo na prestação de serviços para a recolha de ecopontos e, o recurso à contratação de mão-de-obra temporária para além do incremento do número de contentores por ecoponto para maior facilidade de deposição dos munícipes, foram outras decisões tomadas pela ALGAR que permitiram os resultados obtidos.
Paralelamente foi reforçado o serviço de recolha no pequeno comércio e serviços e realizadas campanhas de sensibilização ambiental, tendo a ALGAR investido em publicidade na imprensa regional, apelando à colaboração da população para que mesmo durante as férias fizessem separação dos resíduos de recicláveis.
Os automobilistas também foram alvo de uma campanha específica. A empresa distribuiu um folheto de sensibilização, alertando que muitas das viaturas neste período, por estarem estacionadas junto aos ecopontos, inviabilizam o acesso, impossibilitando a recolha dos resíduos recicláveis existentes nos mesmos.
Finalizada a época alta, importa fazer agora um balanço e verificar que o esforço de planeamento e as ações desenvolvidas conseguiram os resultados positivos pretendidos. O número de contentores recolhidos aumentou 10%, verificou-se um crescimento de 5% nas quantidades de resíduos de embalagens recicláveis recolhidos nos ecopontos comparativamente com o período homólogo de 2013 (junho a agosto) e o número de reclamações recebidas sofreu um acentuado decréscimo (46%). Estes indicadores refletem de forma positiva o sucesso do plano de ações posto em prática atempadamente, tendo-se contudo presente que ambicionamos melhorar cada vez mais.
A ALGAR considera por isso que deve um agradecimento a todos os cidadãos residentes e visitantes que estiveram no Algarve, pois a sua colaboração foi fundamental para o sucesso da estratégia adotada pela empresa. Se os comportamentos incorretos se mantivessem, de pouco serviriam as medidas adotadas pela ALGAR.
A ALGAR
A ALGAR é responsável pela receção, transferência, tratamento e valorização dos resíduos produzidos nos Municípios de Albufeira, Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Faro, Lagoa, Lagos, Loulé, Monchique, Olhão, Portimão, São Brás de Alportel, Silves, Tavira, Vila do Bispo e Vila Real de Santo António.
A ALGAR faz parte do universo empresarial do Grupo Águas de Portugal, designadamente da sub-holding para a área dos resíduos EGF, onde se processam anualmente cerca de 3,6 milhões de toneladas de resíduos urbanos (RU) produzidos em 165 Municípios, servindo cerca de 63% da população de Portugal Continental.
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