«África de Paraíso Fascinante a Inferno Inesperado», o mais recente livro do médico e escritor José Manuel Martins Ferreira Coelho, será apresentado no Academia da Marinha, em Lisboa, no próximo dia 3 de Julho de 2019, pelas 17:30 horas.
A obra, editada pela Arandis Editora, será apresentada pelo Professor Doutor António Sousa Lara.
Esta obra, de «Memórias de um Miliciano» tem a particularidade de mostrar o contexto e o cenário da Guerra Colonial pelos olhos de um médico, uma abordagem muito rara, mas que complementa o conhecimento histórico global desse período da história portuguesa, apresentando largas dezenas de imagens e documentos completamente inéditos ao longo de mais de 300 páginas.
Apesar de nascido em Lisboa, o autor tem as suas raízes na cidade de Tavira, aonde ainda mantém a sua casa de família, uma das mais emblemáticas da zona ribeirinha dessa cidade, onde passa longas temporadas.
É autor de outros títulos publicados pela Arandis Editora, de que se destacam: «Israel e a Terra Santa» e «A Pedra de Dighton», tendo reeditado «Horas de Guerra», o livro de memórias de guerra do seu avô, combatente da Primeira Guerra Mundial.
José Manuel Martins Ferreira Coelho
(MD; PhD; FACS; HE; KL-J)
Nasceu em Lisboa a 7 de Maio de 1943. Frequentou o Queen Elizabeth´s School de 1947 a 1953, seguidamente o Liceu Normal de Pedro Nunes de 1953 a 1960. Licenciou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa em 1967 e, doutorou-se pela mesma Universidade em 1999. Foi oficial da Marinha de Guerra Portuguesa, Reserva Naval (13º CFORN) de 1968 a 1971. Assumiu as funções de Chefe de Serviço de Saúde, da Companhia Nº. 1 de Fuzileiros Navais e Chefe de Serviço de Saúde do Comando da Defesa Marítima dos Portos do Lago Niassa. Foi Delegado de Saúde da Circunscrição do Lago Niassa em 1970. Foi docente da cadeira de Anatomia Humana da FML da Universidade de Lisboa de 1972 a 1984. Fez a carreira de Cirurgia Geral e de Urologia dos Hospitais Civis de Lisboa, como especialista em ambas as áreas e Chefe de Serviço Titulado de Cirurgia Geral.
É membro do Colégio das Especialidades de Cirurgia Geral e Urologia da Ordem dos Médicos. É membro de várias Sociedades Médicas Nacionais e Internacionais. É autor de vários trabalhos escritos e vídeos científicos do foro médico. Participou em vários eventos nacionais e internacionais como orador, moderador e presidente.
É autor dos livros médicos: - “Física Médica” – (Sebenta da Fac. Med. Lisboa), 1964- “Alguns Aspectos Anátomo-Patológicos dos vasos Linfáticos do Ligamento Hepato-Duodenal – Sua Relação com as Ascites” – (Dissertação de Licenciatura), 1967- “Manual de Urgências (médicas e cirúrgicas)”,1984 (Colaboração técnica)-“Contribuição ao Estudo Micro-Circulatório Arterial do Sistema Biliar Extra-Hepático – Aspectos Anatómicos, Clínicos e Cirúrgicos”, 1999 – Tese de Doutoramento. - “Física Médica” Reedição, Edição do Autor, 2015.
É “fellow” do conceituado Colégio dos Cirurgiões Americanos (FACS)-(USA) e membro da International Advisory Board of the Society Laparoendoscopy Surgeons (USA), além de outras sociedades de renome internacionais. A sua biografia vem citada na obra britânica, “Dictionary of International Biography”, 34 Edition, pg.330, Cambridge, 2008; como nas Americanas: Who’s Who in Medicine and Health Care, 6 th. Edition, pg.386, 2006-2007; Who’s Who in Science and Engineering, 10 Edition, pg. 523, 2008-2009; Who’s Who in América, 63 Edition vol.I, pg. 1515, 2009; Who’s Who in América, 66 Edition vol.I, pg. 1364, 2012; Who’s Who in the World, 30 Edition, pg. 717, 2013; Who’s Who in America, 68 th Edition, vol I – 2015;Who’s Who in the World,32 th Edition, pg. 699 – 2015. Possui a “International Medal of Honor” da International Biographical Center, Cambridge, England, como a “The Noble Order of International Ambassadors, da American Biographical Institute dos E.U.A.”
Fora da área médica é um atento leitor e investigador da ciência histórica, com particular interesse pelos períodos medieval e renascentista. Proferiu várias comunicações nacionais e no estrangeiro.
É autor dos livros não médicos: - “Portugal nos séculos XIII-XIV-XV – reflexões históricas.” Mar de Letras Editora, 2010- “Israel e a Terra Santa - Lugares de Jesus Cristo (Fundamentos Judaico-Cristãos; Textos Bíblicos)”. Arandis Editora, 2013- Reeditor e Co-Autor: “Horas de Guerra – Memórias de um miliciano”. Arandis Editora, 2014.- “Manuel Benjamim Rodrigues Coelho – um notável Filho da Cidade de Tavira”, Arandis, 2015. – “A Pedra de Dighton – Seu Significado Histórico – Valores e Cotra-valores”, Arandis, 2017 (Esgotado). – Em autoria com Maria José Mayer Bleck da Silva Ferreira Coelho - “Um Olhar Diferente sobre Tavira” Edição do autor (Tipografia Tavirense, Lda), 2017. – “1º Simpósio Côrte-Real - Angra do Heroísmo”, Edição do autor (Tipografia Tavirense, Lda.), 2018.
É membro da National Geographic Society (USA); da Sociedade de Geografia de Lisboa, Presidente da Comissão de Estudos Côrte-Real; ex-membro da Comissão de Imparcialidade e Igualdade da Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa; membro efetivo da Academia de Marinha e da Sociedade Histórica da Independência de Portugal. Foi nomeado, membro do Centro de Investigação Professor Doutor Joaquim Veríssimo Serrão (Santarém); da Associação Portuguesa de Genealogia. É membro de número da Academia de Letras e Artes de Portugal. É Cavaleiro de Justiça da Ordem Hospitalária de São Lázaro de Jerusalém.
Irmão, da Santa Casa da Misericórdia de Tavira. Membro do Instituto Histórico da Ilha Terceira. Sócio do Real Clube Tauromáquico Português. É membro do Instituto Dom João VI e Comendador da Ordem Militar de São Sebastião dita da Frecha.
Por: Nuno Campos Inácio