“Diz-me tu: onde acaba a Fotografia e começa a Pintura?“ É o título da exposição fotográfica de Jovelino MatosAlmeida, que estará patente na Biblioteca Municipal de Silves entre os dias 1 e 31 de outubro. A mostra será inaugurada pelas 21h00 do dia 10 e é inserida na rúbrica “Talentos na Comunidade”.
Imagens entre a pintura e a fotografia: esta é a proposta do fotógrafo, que recorrendo a técnicas pouco conhecidas do grande público, procura emular aquilo que acontece na pintura, mas utilizando imagens reais, captadas por si. O visitante será convidado a iniciar a visita com um par de fotografias do céu noturno, que vai transformando a paisagem com pinceladas de cor e luz, chegando a um ponto onde só o tato permite afirmar que o que se está a ver não foi obra de pincel.
Esta mostra poderá ser vista diariamente na Biblioteca Municipal, de 2ª a 6ª feira, entre as 9h30 e as 18h30 e aos sábados, entre as 14h00 e as 18h30.
Jovelino MatosAlmeida fará, ainda, uma palestra no dia 10 de outubro, pelas 21h30, a que deu o nome de “Fotografia e Arte” e que levará os participantes a questionarem-se sobre o valor, enquanto arte, da fotografia. Este será um espaço aberto de diálogo, onde as respostas, mais do que do lado do palestrante, estarão no público.
Jovelino MatosAlmeida
começou a fotografar aos cinquenta anos; três anos depois
recebeu uma Medalha de Ouro PSA (Photographic Society of America).
Seguiram-se prémios, distinções e imagens admitidas em mais de duas dúzias de países por concursos de fotografia reconhecidos pelas organizações internacionais de Arte Fotográfica.
Integra o Júri Internacional do Salão de Arte Fotográfica do Algarve (Racal, 2008 e seguintes), foi publicado no anuário de fotografia do prestigiado 1x.com (2011) e recebeu as distinções de ´Artista´ (Afiap, 2010) e de ´Excelência em Arte Fotográfica´ (Efiap, 2012), conferidas pela FIAP - Federação Internacional de Arte Fotográfica, sediada em Bruxelas.
CM Silves