Milhares de pessoas irão celebrar o fenómeno da migração das aves, no maior evento deste género realizado na Europa e Ásia Central, o Eurobirdwatch, promovido pela BirdLife International. Em Portugal, a iniciativa é coordenada pela SPEA, com a colaboração de mais de 20 parceiros.
Nos próximos dias 4 e 5 de outubro realiza-se EuroBirdwatch, organizado novamente pela SPEA em Portugal. Esta iniciativa, promovida pela BirdLife International, pretende sensibilizar para a beleza das aves migradoras, alertando para os perigos que estas correm nas suas deslocações entre a Europa e África, e a nessidade de se preservarem os locais onde se reproduzem e onde passam o inverno.
Em Portugal, vão estar a decorrer nestes dois dias mais de 30 atividades, dinamizadas por mais de 20 entidades parceiras. O Estuário do Minho, Serra da Estrela, Idanha-a-Nova, Caldas da Rainha, Mértola ou Cacela Velha, são alguns dos locais, de norte a sul do país incluindo as ilhas, onde poderá disfrutar da harmonia com a natureza. Saídas para observação de aves, passeios de barco, palestras e construção de caixas-ninho são algumas das propostas, para todas as idades. A maioria das atividades são gratuitas, mas requerem inscrição prévia.
Vanessa Oliveira, do Departamento de Cidadania Ambiental da SPEA, refere que “a SPEA e a BirdLife International congratulam-se pelo número crescente de participantes; há atividades para todas as idades, os guias estão preparados para receber quem só agora se está a iniciar na observação de aves e os locais, alguns deles áreas protegidas, oferecem paisagens deslumbrantes.”
No ano passado, em que se celebrou a 20ª edição do EuroBirdwatch, cerca de 65 000 participantes de 34 países, observaram mais 4 milhões de aves num único fim de semana.
Programa no Algarve:
-
V Festival de Observação de Aves e Atividades de Natureza – Sagres, 2 a 5 out.
-
Aves de Cacela Velha - 5 out
Veja aqui o programa detalhado de todo o país.
Por SPEA