FARO RECEBEU SESSÃO DE INFORMAÇÃO PARA GESTORES LOCAIS DE ENERGIA

09:13 - 12/09/2018 FARO
No âmbito da Campanha de Eficiência Energética ECO.AP

A cidade de Faro recebeu no dia 11 de setembro, uma sessão de informação e sensibilização dirigida a Gestores Locais de Energia que teve como objetivo apoiá-los na adoção de medidas de melhoria da utilização racional da energia nas suas instalações e desta forma torná-las energeticamente mais eficientes, possibilitando a redução da fatura de energia e a melhoria do conforto dos edifícios.

Esta sessão, que teve o apoio da AREAL - Agência de Energia do Algarve, insere-se no âmbito da campanha de eficiência energética ECO.AP.

Especialistas em eficiência energética pretendem nestas sessões apoiar os Gestores Locais de Energia, transmitindo-lhes informação que visa a sua sensibilização para a necessidade de implementar medidas e boas práticas de eficiência energética que permitam gerar poupanças de energia nos edifícios do Estado.

Na sessão de Faro com os Gestores Locais de Energia, que decorreu na Universidade do Algarve foram abordados, entre outros, temas como a gestão de energia, as energias renováveis, iluminação, conforto térmico e ainda mecanismos de financiamento para implementação das medidas de utilização racional de energia.

Foram também apresentadas várias ferramentas desenvolvidas para apoiar os intervenientes, nomeadamente um simulador e calculadoras que irão avaliar em tempo real o impacte energético e económico de soluções de eficiência energética a implementar nos edifícios da Administração Pública Central.

Estas sessões de informação, que serão também dirigidas a Dirigentes Superiores da Administração Pública, estão a ser realizadas em 11 cidades do Continente e inserem-se no âmbito da Campanha de sensibilização e informação para a Eficiência Energética na Administração Pública Central, promovida pela ADENE e cofinanciada pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Uso Eficiente de Recursos (PO SEUR). Ao todo, esperam-se envolver cerca de 500 Gestores Locais de Energia e 150 Dirigentes Superiores nestas sessões de informação.

 

Por: Cunha Vaz