A Esquadrilha de Helicópteros da Marinha atingiu a marca de 21.000 horas de voo no Super Lynx Mk95.
Este marco foi alcançado numa das aeronaves quando regressava ao Montijo, após uma missão de instrução no âmbito da qualificação de novos tripulantes realizada ao largo do Cabo Espichel.
O Lynx Mk95 foi adquirido pelo Estado Português em 1993 para operar a partir das fragatas da classe Vasco da Gama como extensão das armas e sensores destes navios. Aos Lynx Mk95, como elementos orgânicos de um navio onde estão embarcados, poderão ser atribuídas missões no âmbito da luta anti-submarina, anti-superfície, interdição marítima, transporte logístico e busca e salvamento.
Das 21.000 horas agora voadas uma grande parte foram efetuadas a partir de navios ou para navios das classes “Vasco da Gama” e “Bartolomeu Dias” participando por diversas vezes não só em exercícios mas também em operações reais, de grande relevo para Portugal e para a Marinha. Dentro das operações reais destacam-se o embargo à Sérvia-Montenegro (Operação “Sharp Guard” - 1995-96), a operação de resgate de cidadãos nacionais e estrangeiros na Guiné Bissau (Operação “Crocodilo” - 1998), operação de apoio às populações de Timor-Lorosae (Operação “Timor-Lorosae” - 2000), operação de combate ao terrorismo no Mar Mediterrâneo (Operação “Active Endeavor” – desde 2002), operação de apoio às populações da Ilha da Madeira (aluvião de 2010), e já por diversas vezes, nas operações da União Europeia e da NATO de combate à pirataria ao largo da costa da Somália (Operação “Atalanta” e Operação “Allied Protector” e “Ocean Shield” – desde 2009).
Na atualidade estão ativos dois destacamentos, o Nº 21 - “BlackJack” e o Nº 22 – “Hooters”.
Por: Marinha Portuguesa