Mãe de criança localizada na Bélgica já está com a filha

21:02 - 10/09/2014 TAVIRA
A mãe da criança localizada na Bélgica, depois de o pai a ter sequestrado e ter estado dois anos desaparecida, informou hoje que já se reencontrou com a menor.

Carla Evangelista, que hoje de manhã tinha viajado para a Bélgica para se reencontrar com a filha, pediu também para ser respeitada a sua privacidade para que a criança, agora com nove anos, possa recuperar as "memórias reais, que neste momento foram substituídas por falsas".

"A Alice já está comigo. Quero agradecer a todos o apoio que recebi, mas gostaria de pedir agora à comunicação social que respeite a privacidade da Alice e de todos nós, que bem precisamos para nos podermos reencontrar e reconstruir enquanto família", disse Carla Evangelista no SMS enviado aos jornalistas.

A mãe da criança disse ainda que a menor "se mostra bastante afetada por toda esta situação", referindo-se ao estado psicológico da menina, que esteve fugida com o pai durante dois anos.

A Polícia Judiciária (PJ) deteve na semana passada o pai da criança por suspeita do sequestro da filha, crime alegadamente cometido na sequência de uma decisão judicial que o sentenciava a entregar a criança à mãe.

A detenção foi feita em Lisboa, fruto de uma investigação conduzida pela Diretoria do Sul da PJ, mas o homem, de 36 anos, não estava na companhia da menor na altura da detenção, precisou a Judiciária quando anunciou a detenção.

“O detido, em setembro de 2012, na sequência de sentença do Tribunal de Família e Menores, deveria ter entregado a sua filha menor de sete anos à progenitora desta. Não obstante, ausentou-se em companhia da menor para parte incerta, tendo agora sido localizado e detido na zona de Lisboa”, contextualizou a PJ nessa ocasião.

A Polícia Judiciária sublinhou que prosseguiam as diligências de investigação no sentido de recuperar a menor, que acabou por ser localizada na Bélgica, em companhia da avó paterna, tendo depois passado para os cuidados de uma instituição da cidade de Liège, segundo informações avançadas pela imprensa belga.

Hoje de manhã fonte da família tinha dito que a mãe já tinha viajado para a Bélgica para poder recuperar a filha, mas que não sabia quando isso poderia acontecer.

Agora, a mãe informou que já está com a menina.

 

Por: Lusa