No dia 11 de junho realizar-se-á na Escola Secundária de Loulé a Conferência Estudantil de Adaptação às Alterações Climáticas que contará com a presença do Secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, do Diretor-Geral de Educação, José Vítor Pedroso, para além de diversas entidades locais nomeadamente o Presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, presidente do Conselho Coordenador da Rede de Municípios para a Adaptação Local às Alterações Climáticas (Adapt.Local).
Para além de servir o propósito de permitir aos jovens compreender melhor o que a ciência sabe em termos de alterações climáticas, servirá também para incentivar os jovens a ter uma atitude pró-ativa perante os deveres de participação enquanto veículo de cidadania.
O programa conta com conferencistas de renome como o Professor Doutor Filipe Duarte Santos, da FCUL, que além de ser um dos grandes especialistas portugueses nesta área é o presidente do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (CNADS).
Esta conferência contempla ainda a apresentação de projetos, desenvolvidos de escolas do Algarve convidadas para o efeito, nas áreas do Ambiente, em geral, e das Adaptações às Alterações Climáticas, em particular. Neste contexto, é de esperar que os jovens apresentem projetos desenvolvidos visando a melhoria do desempenho dos seus municípios relativamente à estratégia a desenvolver face às alterações climáticas, no que concerne à mitigação, por um lado, e à adaptação, por outro.
A Escola Secundária de Loulé é uma da escolas piloto do projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular que visa capacitar os alunos com mais competências de cidadania e intervenção na sociedade. Essa preocupação passa pelo desenvolvimento de projetos de cidadania ativa em que os alunos sejam interventivos na comunidade, responsabilizando-os pelo desenvolvimento e conclusão desses mesmos projetos nas suas várias vertentes, sendo esta conferência uma parte dos produtos finais desenvolvidos pelos alunos.
Por: Escola Secundária de Loulé
