Os resultados da avaliação da análise qualitativa das ementas escolares no Algarve, referente ao ano letivo 2015/2016, realizada no âmbito do Programa de Promoção da Qualidade Nutricional das Refeições em Estabelecimentos de Educação do Algarve, vão ser apresentados dia 4 de junho, pelas 10h30, no Auditório da DGEst-Algarve, em Faro.
A sessão contará com a presença de Rui Lima da Direção - Geral da Educação, de Pedro Graça do Programa Nacional de Promoção de Alimentação Saudável (PNPAS) da Direção Geral da Saúde e de Teresa Sofia Sancho, Coordenadora Regional do PNPAS do Algarve.
O Programa de Promoção da Qualidade Nutricional das Refeições em Estabelecimentos de Educação do Algarve é dinamizado pela Administração Regional de Saúde do Algarve, em parceria com a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares – Direção de Serviços do Algarve e as Câmaras Municipais do Algarve.
Trata-se de um sistema de vigilância da qualidade nutricional das ementas fornecidas em todas as Escolas da rede pública do Algarve, sendo o único a nível nacional que avalia as ementas escolares de toda a região, com análises comparativas entre anos letivos e com critérios de avaliação da qualidade nutricional das ementas bem definidos.
Este programa teve início com a 1.ª avaliação de ementas referentes ao ano letivo 2004/2005, à qual se seguiram a 2.ª relativa a 2006/2007, a 3.ª respeitante a 2009/2010 e a última referente a 2015/2016.
Metodologicamente, as ementas têm sido sempre avaliadas de acordo com um conjunto de dez critérios, desde o início definidos pela ARS Algarve, sendo que, no ano letivo de 2015/2016, foram avaliadas 3286 ementas provenientes de 377 escolas frequentadas por 59856 alunos de quatro níveis de escolaridade diferentes.
Por: ARS Algarve